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Ambiente lúdico adaptativo como ferramenta para proporcionar treinamento cognitivo ao público senescente

Resumo

A população idosa no Brasil, assim como em outros países, está em franco processo de crescimento. Dados do IBGE em 2014 mostraram que o número de pessoas idosas deverá triplicar durante os próximos 20 anos. Pesquisas sobre o desenvolvimento cognitivo e motor dessa população têm recebido importante destaque, visto que transformações nesses aspectos são usualmente esperadas durante o processo de envelhecimento. Estudos sugerem que jogos digitais têm demonstrado desdobramentos positivos no que se refere à cognição, ao convívio social e à qualidade de vida dos idosos. Porém, jogos digitais têm sido desenvolvidos especialmente para a população jovem, mais habituada com interações digitais e com mais habilidades para aprendizagem rápida das estratégias utilizadas em tais jogos. Assim, adequar as expectativas de idosos a fim de obter sua aceitação aos jogos digitais como instrumento de inclusão social permanece um desafio na área. Pesquisas que buscam solucionar tal desafio possuem potencial para a melhoria da qualidade de vida de grande parte dos idosos no Brasil. Portanto, a proposta deste projeto é desenvolver uma plataforma de jogos digitais visando o público senescente, em especial para a população brasileira. O desenvolvimento do portal seguirá o processo de Desenvolvimento Centrado no Usuário (UCD - do inglês User Centered Design). A metodologia de desenvolvimento escolhida deverá fortalecer o desenvolvimento de jogos acessíveis e usáveis ao público senescente. Com isso, entende-se que a qualidade dos jogos propostos será impulsionada juntamente com a experiência do usuário. Adicionalmente, este projeto deverá desenvolver jogos adaptáveis que impulsionem a evolução natural das habilidades dos idosos segundo técnicas de avaliação cognitivas. Serão aplicados testes adaptativos informatizados identificando, de modo incremental, as melhores estratégias de jogos para apoiar a qualidade de vida de idosos (em relação às funções motoras, cognitivas e sociais), considerando grupos similares e ferramentas estatísticas para validação da pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Una plataforma digital simplifica la toma y la corrección de pruebas escolares 
Digital platform simplifies application and correction of tests  
Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o auxílio:
Plataforma digital simplifica aplicação e correção de provas