Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de Salmonella isolada de produtos de baixa atividade de água: perfil de virulência, resistência a antibióticos, capacidade de formação de biofilmes, resistência a processos tecnológicos e de higienização

Resumo

A Salmonella é um dos principais patógenos de veiculação alimentar. Devido aos recentes surtos ocorridos em alimentos de baixa atividade de água, produtos como o cacau e o amendoim passaram a ser considerados alimentos de risco para veiculação de Salmonella. Contudo, não há estudos que avaliem a capacidade de formação de biofilmes e a resistência a processos tecnológicos e de higienização de cepas de Salmonella isoladas de amendoim e cacau. Portanto, o presente estudo tem como objetivo determinar o perfil de virulência e de resistência a antibióticos, a capacidade de formação de biofilmes e a resistência a diferentes processos tecnológicos e de higienização de cepas de Salmonella isoladas em diferentes etapas da cadeia produtiva de amendoim e cacau. Para tanto, será inicialmente realizada a identificação dos isolados por sorotipagem e PFGE. Em seguida, será realizada a avaliação da resistência a antimicrobianos e a análise de presença de genes de virulência envolvidos no processo de formação de biofilmes. Para avaliar a formação de biofilme serão utilizados aço inox e PVC. Também será avaliada a resistência do biofilme formado frente a processos de sanitização úmida e a seco utilizando a técnica em superfícies de cupons. Por fim, será determinado o comportamento de alguns isolados de Salmonella frente às principais operações unitárias empregadas no beneficiamento do amendoim. Os dados obtidos com o desenvolvimento desta pesquisa poderão auxiliar em estudos de avaliação de risco de Salmonella e no desenvolvimento de um novo código de práticas higiênicas para produtos de baixa atividade de água. (AU)

Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VON HERTWIG, ALINE MORGAN; IAMANAKA, BEATRIZ THIE; AMORIM NETO, DIONISIO PEDRO; DE REZENDE, JOSIANE BUENO; MARTINS, LIGIA MANOEL; TANIWAKI, MARTA HIROMI; NASCIMENTO, MARISTELA SILVA. Interaction of Aspergillus flavus and A. parasiticus with Salmonella spp. isolated from peanuts. International Journal of Food Microbiology, v. 328, SEP 2 2020. Citações Web of Science: 0.
PRESTES, FLAVIA SOUZA; MUNIZ DA SILVA, ASTRID CAROLINE; MARIANO PEREIRA, ANDRE AQUINO; DO NASCIMENTO, MARISTELA DA SILVA. Impact of peanut roasting on Salmonella spp. survival. LWT-FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 108, p. 168-173, JUL 2019. Citações Web of Science: 1.
PRESTES, F. S.; PEREIRA, A. A. M.; SILVA, A. C. M.; PENA, P. O.; NASCIMENTO, M. S. Effects of peanut drying and blanching on Salmonella spp.. Food Research International, v. 119, p. 411-416, MAY 2019. Citações Web of Science: 2.
VON HERTWIG, ALINE MORGAN; AMORIM NETO, DIONISIO PEDRO; DE ALMEIDA, ELISABETE APARECIDA; TIBAS CASAS, MONIQUE RIBEIRO; DO NASCIMENTO, MARISTELA DA SILVA. Genetic diversity, antimicrobial resistance and virulence profile of Salmonella isolated from the peanut supply chain. International Journal of Food Microbiology, v. 294, p. 50-54, APR 2 2019. Citações Web of Science: 1.
PEREIRA, A. A. M.; PRESTES, F. S.; SILVA, A. C. M.; NASCIMENTO, M. S. Evaluation of the thermal resistance of Salmonella Typhimurium ATCC 14028 after long-term blanched peanut kernel storage. LWT-FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 117, JAN 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASCIMENTO, Maristela da Silva Do. Efeito do beneficiamento do amendoim na sobrevivência de Salmonella spp. 2018. Dissertação de Mestrado.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.