Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da orientação topográfica em um ambiente de realidade virtual em pacientes com comprometimento cognitivo leve

Processo: 16/04984-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa eScience e Data Science - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2016 - 30 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Sonia Maria Dozzi Brucki
Beneficiário:Sonia Maria Dozzi Brucki
Instituição-sede: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neurologia  Comprometimento cognitivo leve  Técnicas de diagnóstico neurológico  Doença de Alzheimer  Realidade virtual  Orientação espacial (percepção)  Idosos 

Resumo

A orientação topográfica é um domínio cognitivo frequentemente acometido nos estágios iniciais da Doença de Alzheimer. Alguns estudos demonstraram que a desorientação topográfica também é encontrada em pacientes com Comprometimento cognitivo leve e constitui um importante marcador de progressão para Doença de Alzheimer, o que torna sua avaliação de grande importância. A falta de um consenso sobre quais testes neuropsicológicos para avaliar da orientação topográfica devem ser usados, assim como a necessidade de uma avaliação mais ecológica torna importante o desenvolvimento de novos testes, e de forma mais realística, como as tarefas de realidade virtual. Esse estudo fornece dois testes de realidade virtual para a avaliação da orientação topográfica em pacientes com comprometimento cognitivo leve e a comparação de seu desempenho em relação à idosos normais (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAQUEL QUIMAS MOLINA DA COSTA; JOSÉ EDUARDO POMPEU; DANIEL DONADIO DE MELLO; EMERSON MORETTO; FERNANDA ZILLIG RODRIGUES; MICHELLE DIDONE DOS SANTOS; RICARDO NITRINI; FRANCESCA MORGANTI; SONIA MARIA DOZZI BRUCKI. Two new virtual reality tasks for the assessment of spatial orientation Preliminary results of tolerability, sense of presence and usability. Dement. Neuropsychol., v. 12, n. 2, p. -, Jun. 2018.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.