Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade filogenética e funcional de comunidades microbianas subterrâneas do Parque Estadual de Terra Ronca (PETER), São Domingos, Goiás.

Processo: 15/24763-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2016 - 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Mirna Helena Regali Seleghim
Beneficiário:Mirna Helena Regali Seleghim
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento
Assunto(s):Microbiota  Ecologia microbiana 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:funcões ecossistêmicas | metagenetica | Microbiota | Peter | Ecologia microbiana

Resumo

Ambientes subterrâneos normalmente são considerados oligotróficos e possuem características específicas que determinam a microbiota local, tais como: diferentes condições de umidade, temperatura e natureza dos recursos nutricionais. Embora os estudos sobre diversidade microbiana ambiental têm tido avanços consideráveis poucos têm investigado a microbiota terrestre de ambientes subterrâneos, principalmente em regiões tropicais. Um estudo recente observou que a comunidade microbiana em uma caverna da região temperada é semelhante às comunidades em ambientes oligotróficos, como os oceanos. Com isso, em condições ambientais extremas, é possível encontrar metabólitos microbianos ainda desconhecidos. Considerando que a diversidade de microrganismos desses ambientes é praticamente inexplorada, este projeto tem como objetivo fazer uma caracterização da biodiversidade microbiana e as condições físico-químicas de substratos coletados em cavidades naturais subterrâneas do Parque Estadual de Terra Ronca (PETER), São Domingos, Goiás. Propomos avaliar e comparar a diversidade filogenética e funcional da comunidade microbiana ao longo de um gradiente nutricional (carbono orgânico) em cada cavidade estudada. Serão realizados o sequenciamento dos genes 16S rRNA e 18S rRNA, bem como o estudo do metagenoma de amostras que apresentarem uma maior diversidade de táxons. A diversidade funcional da comunidade microbiana será avaliada por meio de microplacas BIOLOG EcoPlate afim de investigar o perfil fisiológico dessa comunidade. Os dados gerados nesse estudo permitirão uma melhor discussão sobre a interação funcional desses microrganismos nesse ecossistema, avaliar a presença de rotas metabólicas alternativas na ciclagem de nutrientes e apontar regiões fragilizadas pela baixa diversidade taxonômica e funcional para a realização de planos de manejo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAIO C.P. DE PAULA; QUIMI V. MONTOYA; LUCAS A. MEIRELLES; CRISTIANE S. FARINAS; ANDRÉ RODRIGUES; MIRNA H.R. SELEGHIM. High cellulolytic activities in filamentous fungi isolated from an extreme oligotrophic subterranean environment (Catão cave) in Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 91, n. 3, . (15/24763-9)
DE PAULA, CAIO CESAR PIRES; BICHUETTE, MARIA ELINA; SELEGHIM, MIRNA HELENA REGALI. Nutrient availability in tropical caves influences the dynamics of microbial biomass. MICROBIOLOGYOPEN, v. 9, n. 7, . (15/24763-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: