Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da incorporação de Nanotubos de TiO2 a uma zircônia policristalina: síntese de nanotubos, caracterização superficial, biocompatibilidade e resistência de união

Processo: 15/25827-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2016 - 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Adilson Yoshio Furuse
Beneficiário:Adilson Yoshio Furuse
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Pesq. associados:Ana Flávia Sanches Borges ; Paulo Noronha Lisboa Filho ; Rodrigo Cardoso de Oliveira
Assunto(s):Zircônia  Nanotecnologia 

Resumo

Apesar de vantagens como alta resistência e biocompatibilidade, a cimentação da zircônia ainda é crítica. O presente trabalho avaliará a influência da infiltração de nanotubos de TiO2 na biocompatibilidade e na resistência de união de um cimento resinoso a uma zircônia. Nanotubos de TiO2 serão produzidos por síntese alcalina e caracterizados através de análises de difração de raio X, microscopia eletrônica de varredura e microscopia eletrônica de transmissão. Em seguida, serão misturados com álcool absoluto (50% em peso) e aplicados sobre discos de zircônia pré-sinterizada (IPS e.max Zircad). As cerâmicas serão sinterizadas e as superfícies serão caracterizadas através de microscopia confocal a laser e microscopia eletrônica de varredura (MEV). A biocompatibilidade será avaliada através de cultura de células, viabilidade celular, MTT, Cristal Violeta e MEV. As cerâmicas serão dividas em três grupos (n = 10): 1) com a aplicação de nanotubos; 2) sem a aplicação de nanotubos; 3) com a aplicação de nanotubos e adesivo Single Bond Universal. Discos de cimento resinoso dual (RelyX Ultimate) também serão avaliados (n = 10). Para a resistência de união quatro grupos serão avaliados (n = 10): 1) controle - sem aplicação de nanotubos de TiO2; 2) com aplicação de nanotubos de TiO2; 3) sem aplicação de nanotubos de TiO2 e asperização com jato de Al2O3 100¼m; 4) com aplicação de nanotubos de TiO2 e asperização com jato de Al2O3 100¼m. Após a sinterização um sistema adesivo será aplicado (Single Bond Universal) e quatro cilindros de cimento resinoso (RelyX Ultimate) com diâmetro de 1,40 mm e 1 mm de altura serão confeccionados sobre cada disco e fotoativados por 20 s. Os espécimes serão submetidos ao teste de microcisalhamento e as superfícies serão analisadas em estereomicroscópio para avaliar o tipo de falha envolvida. Os dados serão analisados através de ANOVA a um critério e Tukey (± = 5%). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, ANGELICA FELTRIN; DE LUCENA, FERNANDA SANDES; SANCHES BORGES, ANA FLAVIA; LISBOA-FILHO, PAULO NORONHA; FURUSE, ADILSON YOSHIO. Incorporation of TiO2 nanotubes in a polycrystalline zirconia: Synthesis of nanotubes, surface characterization, and bond strength. JOURNAL OF PROSTHETIC DENTISTRY, v. 120, n. 4, p. 589-595, OCT 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.