Busca avançada
Ano de início
Entree

Subtipagem molecular de plasmídeos carreando genes mediadores de resistência a quinolonas em cepas de Salmonella spp

Processo: 16/18221-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2016 - 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Monique Ribeiro Tiba Casas
Beneficiário:Monique Ribeiro Tiba Casas
Instituição-sede: Instituto Adolfo Lutz (IAL). Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Carlos Henrique Camargo ; Enéas de Carvalho ; Jacqueline Boldrin de Paiva ; Sueli Aparecida Fernandes
Assunto(s):Salmonella  Quinolonas  Microbiologia aplicada  Plasmídeos 

Resumo

Salmonella spp, são os mais frequentes agentes causadores de doenças transmitidas por alimentos contaminados de origem animal. As manifestações clínicas das infecções humanas por Salmonella spp. variam de leves sinais intestinais a severas gastroenterites e infecções extra-intestinais como bacteremias, septicemias e meningites, incluindo a febre tifóide. A terapia antimicrobiana é essencial para pacientes imunodeprimidos, idosos ou crianças, ou ainda em casos graves ou invasivos causados por Salmonella, sendo a ciprofloxacina (fluorquinolona), recomendada como droga de primeira escolha para o tratamento. A resistência a fluorquinolonas ainda é rara em Salmonella, no entanto, nas últimas décadas a emergência e disseminação de resistência ao ácido nalidíxico (quinolona de primeira geração) associada a susceptibilidade reduzida a ciprofloxacina entre sorotipos de Salmonella, tornou-se de grande interesse em saúde pública, interferindo diretamente na resposta ao tratamento clínico. A multiresistência em Salmonella tem se agravado em decorrência do uso indiscriminado de agentes antimicrobianos, na terapêutica e profilaxia humana e veterinária. No presente trabalho serão estudadas 47 cepas de Salmonella apresentando genes plasmidiais (oqxA/B, qnrB19 e aac(6')-lb-cr) associados a resistência a quinolonas, de casos de infecções humanas e de origem não humana (em sua maioria alimentos), isoladas no estado de São Paulo. O estudo tem como objetivos analisar os plasmídeos através de ensaios de conjugação/transformação verificando a resistência antimicrobiana frente às drogas estudadas, determinar a tipagem molecular através dos grupos de incompatibilidade plasmidial, realizar a técnica de "plasmid Multilocus Sequence Typing" (pMLST) com a proposta de verificar o processo de dispersão e diversidade plasmidial, assim como, realizar o sequenciamento dos plasmídeos para analisar a organização e composição plasmidial, verificar associação com demais genes de resistência, e comparar genomas para identificar regiões de diferenças genômica.Os resultados contribuirão para aprofundar conhecimentos sobre os mecanismos moleculares de resistência a fluorquinolonas entre cepas de Salmonella, complementar a caracterização genética dos plasmídeos, verificando seu potencial de disseminação e diversidade genética. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOARES, FLAVIA BARROSA; CAMARGO, CARLOS HENRIQUE; VIEIRA CUNHA, MARCOS PAULO; DE ALMEIDA, ELISABETE APARECIDA; DE JESUS BERTANI, AMANDA MARIA; DE CARVALHO, ENEAS; DE PAIVA, JACQUELINE BOLDRIN; FERNANDES, SUELI APARECIDA; TIBA-CASAS, MONIQUE RIBEIRO. Subtyping of plasmid-mediated quinolone resistance among Salmonella serotypes by whole genome sequencing. DIAGNOSTIC MICROBIOLOGY AND INFECTIOUS DISEASE, v. 94, n. 4, p. 403-406, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.