Busca avançada
Ano de início
Entree

Descentrando a docência do Direito: Gênero e diferença no ensino jurídico no Brasil

Processo: 16/08850-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2016 - 30 de abril de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Pesquisador responsável:Maria da Gloria Bonelli
Beneficiário:Maria da Gloria Bonelli
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesq. associados: Patrícia Tuma Martins Bertolin ; Veridiana Pereira Parahyba Campos
Bolsa(s) vinculada(s):18/00623-1 - Estratificação na docência de pós-graduação em direito no Brasil, BP.TT
Assunto(s):Profissionalismo  Sociologia das profissões 

Resumo

O estudo investiga como a fragmentação dos modelos de instituição de ensino superior e a diversificação da composição social de seus professores, com a incorporação das mulheres e da diferença no corpo docente atuaram sobre o ensino jurídico no Brasil. A hipótese é que esse processo globalmente difundido descentre a docência do Direito, ao mesmo tempo que engendre formas de sua homogeneização. A pesquisa procura identificar tais deslocamentos, compreendendo que eles não erradicam desigualdades nem dominação, mas não se restringem a reprodução de um padrão hegemônico fixo. Para o trabalho de campo recorre à abordagem qualitativa, com estudos de casos, observação, entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e histórica, bem como a coleta de dados secundários quantitativos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Desequilibrio en la balanza 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA DA GLORIA BONELLI; PATRICIA TUMA MARTINS BERTOLIN; ROSSANA MARIA MARINHO ALBUQUERQUE; VERIDIANA P. PARAHYBA CAMPOS; RENNE MARTINS BARBALHO. Intersecções e identidades na docência do direito no Brasil. Soc. estado., v. 34, n. 3, p. 661-688, Ago. 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.