Busca avançada
Ano de início
Entree

MYC: a regulator of exosome protein cargo?

Processo: 16/50356-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2017 - 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Convênio/Acordo: Brunel University London
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Giuseppe Palmisano
Beneficiário:Giuseppe Palmisano
Pesq. responsável no exterior: Arturo Sala
Instituição no exterior: Brunel University, Inglaterra
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/06863-3 - Modificações pós-traducionais para o diagnóstico de câncer e doenças parasitárias: abordagens metodológicas e implicações biológicas, AP.JP
Assunto(s):Biomarcadores tumorais  Exossomos  Proteínas proto-oncogênicas c-myc  Transformação celular neoplásica  Células tumorais  Cooperação internacional 

Resumo

Este estudo tem como objetivo a caracterização de pequenas partículas secretadas por células normais e tumorais chamados exossomos. Exossomos produzidos em câncer estão envolvidos em diversos processos de desenvolvimento tumoral, por exemplo, metástase. A identificação de novas proteínas em exossomas tumorais é importante na descoberta de potenciais biomarcadores em diferentes tipos de tumores. Em um estudo preliminar, foram identificados 152 proteínas especificamente modulados por MYC em células de neuroblastoma. Através do estudo direcionado a essas proteínas, avaliaremos a função dessas nas células e a sua relação com exossomos. Com isso pretendemos validar a hipótese que MYC influencia o comportamento celular através da liberação de vesículas que carregam proteínas envolvidas em crescimento celular e metástase. Entender como funciona MYC irá melhorar a nossa compreensão dos processos fisiológicos básicos, como proliferação e sobrevivência celular. A identificação de proteínas presentes em exossomos reguladas por MYC. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CIREGIA, FEDERICA; URBANI, ANDREA; PALMISANO, GIUSEPPE. Extracellular Vesicles in Brain Tumors and Neurodegenerative Diseases. FRONTIERS IN MOLECULAR NEUROSCIENCE, v. 10, AUG 31 2017. Citações Web of Science: 22.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.