- Auxílios pontuais (curta duração)
Processo: | 16/15675-1 |
Linha de fomento: | Auxílio à Pesquisa - Regular |
Vigência: | 01 de dezembro de 2016 - 31 de dezembro de 2018 |
Área do conhecimento: | Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Dinâmica de Vôo |
Pesquisador responsável: | Jorge Kennety Silva Formiga |
Beneficiário: | Jorge Kennety Silva Formiga |
Instituição-sede: | Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil |
Pesq. associados: | Antônio Fernando Bertachini de Almeida Prado ; Denilson Paulo Souza dos Santos ; Rodolpho Vilhena de Moraes ; Vivian Martins Gomes |
Assunto(s): | Astrodinâmica Detrito espacial Manobra orbital |
Resumo
Este projeto tem como objetivo mapear as características orbitais dos detritos espaciais visando minimizar as consequências e os danos causados ao meio ambiente, a vida humana e a missões espaciais. Existem varias formas para explicar o surgimento destes detritos, em especial através de uma explosão de um ou mais veículos espaciais e de fragmentos de meteoros. Inicialmente será realizado uma pesquisa bibliográfica referente ao assunto e o levantamento do número de satélites que estão ativos e inativos. em seguida, será mapeado o comportamento orbital de uma nuvem de detritos gerada por uma das razões citadas acima. Com isso será possível conhecer as características orbitais que serão utilizados em modelos analíticos já existentes e implementados. Perturbações devidas a pressão de radiação, terceiro corpo, não distribuição esférica da Terra, passagens próximas por um corpo celeste serão consideradas. Em particular, a passagem de uma nuvem pelas proximidades da Terra será estudada, do ponto de vista do cálculo dos efeitos dessa passagem na evolução da forma e densidade da nuvem. Nessa situação, o sistema será assumido ser formado pelo Sol, o planeta Terra e um veículo espacial que explode e se torna uma nuvem de partículas. Inicialmente o sistema Sol-Terra é assumido em órbitas circulares e planares, o que será estendido depois para outros sistemas: Sol-Jupiter, Sol-Marte, etc. Dessa forma, dentro desse enfoque, as equações do movimento inicialmente adotadas são as validas para o movimento planar circular restrito dos três corpos. Depois será considerado o problema de realizar manobras em veículos espaciais com o objetivo de evitar colisões com as referidas nuvens, de forma a evitar a perda da missão e a possível queda do veículo espacial na Terra, com potenciais riscos e danos ao meio ambiente. (AU)