Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese de ésteres emolientes catalisada por lipase imobilizada em copolímeros à base de estireno com propriedades magnéticas

Processo: 16/17833-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2017 - 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Larissa de Freitas
Beneficiário:Larissa de Freitas
Instituição-sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Pesq. associados:Leandro Gonçalves de Aguiar ; Patricia Caroline Molgero da Rós ; Pedro Carlos de Oliveira
Assunto(s):Biocatálise 

Resumo

O presente projeto tem como objetivo sintetizar ésteres emolientes, muito utilizados em formulações cosméticas por atuarem como agentes de hidratação e restauração da oleosidade da pele, empregando lipase microbiana imobilizada em copolímeros à base de estireno magnetizados por co-precipitação de íons de Fe+2 e Fe+3como catalisador. O desenvolvimento dessa pesquisa visa fortalecer uma linha de pesquisa no Departamento de Engenharia Química da Escola de Engenharia de Lorena (EEL). A proposta selecionada para o desenvolvimento do trabalho compreende o desenvolvimento de biocatalisadores magnéticos ativos e estáveis, que serão empregados na produção de uma importante classe de ésteres carboxílicos, visando sua aplicação no setor cosmético,especialmente para formulações cosméticas em skincare. Para atingir este objetivo, primeiramente, serão estabelecidas as melhores condições de síntese dos copolímeros magnéticos,visando obter um suporte híbrido com características adequadas para posterior imobilização das lipases microbianas. A imobilização será realizada por adsorção física,na qual serão estudados diferentes métodos de secagem do biocatalisador. Será realizada tanto a caracterização morfológica dos suportes sintetizados como também a determinação das propriedades bioquímicas e cinéticas dos derivados imobilizados obtidos. Em seguida, será avaliado o desempenho dos diferentes sistemas imobilizados em reações de esterificação em meio solvente, visando a síntese de ésteres de cadeia longa, que atuam como agentes emolientes na indústria cosmética. Na sequência, será feita uma análise global dos parâmetros reacionais, de modo a selecionar por delineamento experimental as melhores condições operacionais para o bioprocesso, visando uma possível aplicação em processos contínuos. Dessa forma, a contribuição do presente projeto será o desenvolvimento de tecnologias nacionais de processos enzimáticos como alternativas viáveis aos processos químicos convencionais, visando a manufatura de produtos de interesse industrial, econômico, ambiental e social. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, MATEUS V. C.; AGUIAR, LEANDRO G.; DE CASTRO, HEIZIR F.; FREITAS, LARISSA. Optimization of the parameters that affect the synthesis of magnetic copolymer styrene-divinilbezene to be used as efficient matrix for immobilizing lipases. WORLD JOURNAL OF MICROBIOLOGY & BIOTECHNOLOGY, v. 34, n. 11 NOV 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.