Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização do binômio tempo x temperatura para pasteurização de caldo de cana

Processo: 16/19002-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2017 - 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Rodrigo Rodrigues Petrus
Beneficiário:Rodrigo Rodrigues Petrus
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Processamento de alimentos  Tratamento térmico de alimentos  Pasteurização  Caldo de cana  Cana-de-açúcar 

Resumo

O caldo de cana é uma bebida altamente perecível e sua estabilização depende da intensidade do tratamento térmico a que é submetido. O objetivo central do presente projeto consiste na otimização do binômio tempo x temperatura para pasteurização de caldo de cana integral para consumo direto. Para tanto, serão realizados 11 ensaios segundo um delineamento composto central rotacional (DCCR), adotando-se a temperatura (na faixa de 78-92 ºC) e o tempo de retenção (16-44 s) como variáveis independentes. A avaliação do desempenho das diferentes combinações de temperatura e tempo será fundamentada em testes microbiológicos, enzimáticos, sensoriais e na análise instrumental de cor. Testes estatísticos para análise dos resultados serão realizados empregando-se a metodologia de superfície de resposta. Identificado o binômio mais adequado à pasteurização do caldo de cana, serão produzidos três novos lotes da bebida acondicionada assepticamente em garrafas de polietileno de alta densidade (PEAD) com e sem nanopartículas de prata, para estudo da estabilidade microbiológica do produto estocado sob refrigeração. Testes físico-químicos (pH, acidez titulável e teor de sólidos solúveis) serão realizados para caracterizar os lotes processados. A aceitação sensorial será avaliada por meio de testes de escala hedônica. Análises de Salmonella e coliformes termotolerantes serão realizadas para demonstrar a segurança das bebidas processadas e atender à Legislação Alimentar vigente. Os estudos de estabilidade microbiológica serão fundamentados nas contagens de mesófilos aeróbios, psicrotróficos e bolores e leveduras. Os resultados dos testes físico-químicos, sensoriais e microbiológicos serão processados por meio de análise de variância (ANOVA) e teste de Tukey para comparação de médias. Na execução desta pesquisa serão utilizados a Planta Piloto de Processamento de Alimentos, os Laboratórios de Microbiologia, de Embalagem e de Análise Sensorial do Departamento de Engenharia de Alimentos, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), no campus da Universidade de São Paulo, em Pirassununga/SP. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA COSTA RIBEIRO, ABGAIL SUELEN; GOMES, JESSICA DE LIMA; KUSHIDA, MARTA MITSUI; PETRUS, RODRIGO RODRIGUES. Sugarcane juice stability in plastic bottle treated with silver and zinc oxide. Packaging Technology and Science, v. 32, n. 3, p. 155-161, MAR 2019. Citações Web of Science: 0.
BOMDESPACHO, LAURA DE QUEIROZ; RIBEIRO DA SILVA, BIANCA TANAHANI; LAPA-GUIMARAES, JUDITE; DITCHFIELD, CYNTHIA; PETRUS, RODRIGO RODRIGUES. Cultivar affects the color change kinetics of sugarcane juice. FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 38, n. 1, p. 96-102, DEC 2018. Citações Web of Science: 0.
Cultivar affects the color change kinetics of sugarcane juice. FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, n. ahead, p. -, 2018.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.