Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica evolutiva e funcional dos elementos de transposição dentro e entre espécies

Processo: 16/19271-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2016 - 31 de maio de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Claudia Marcia Aparecida Carareto
Beneficiário:Claudia Marcia Aparecida Carareto
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Pesq. associados: Annabelle Haudry ; Cristina Vieira ; Thiago Yukio Kikuchi Oliveira
Bolsa(s) vinculada(s):16/25769-3 - Dinâmica evolutiva e funcional dos elementos de transposição dentro e entre espécies, BP.TT
Assunto(s):Evolução molecular  Isolamento reprodutivo  Drosophila 

Resumo

Este projeto irá estudar a dinâmica funcional e evolutiva dos elementos de transposição (TEs) dentro e entre espécies de drosofilídeos focando dois objetivos principais. O primeiro objetivo, que será explorado em dois subprojetos, visa investigar o impacto do estresse genômico decorrente da hibridação na ativação dos TEs, e se essa ativação pode ser associada ao isolamento reprodutivo pós-zigótico. Para isso serão investigadas duas espécies irmãs (D. mojavensis e D. arizonae) que divergiram recentemente e seus híbridos. No subprojeto "Anotação e caracterização de elementos de transposição nos genomas de Drosophila mojavensis e D.arizonae", os TEs das duas espécies serão preditos, anotados e classificados hierarquicamente, e contextualizados de acordo com a proximidade de regiões gênicas, de modo a analisar sua potencial ação na regulação gênica. No subprojeto "A expressão de elementos de transposição pode ser associada ao isolamento pós-zigótico entre Drosophila mojavensis e D. arizonae?", quatro subespécies de D. mojavensis serão intercruzadas com a espécie D. arizonae a fim analisar parâmetros da história de vida e de esterilidade híbrida, bem como realizar análises de expressão de TEs e de genes específicos (candidatos à especiação) em tecidos germinativos. A segunda questão, que se refere à ocorrência de transferência horizontal (HT) de TEs, será abordada no subprojeto "Transferência horizontal de elementos de transposição sem-LTRs entre Drosophila e Zaprionus". Utilizando dois retrotransposons sem LTRs, não são propensos a HTs, será testada a hipótese de que espécies do subgênero Zaprionus e do subgrupo melanogaster de Drosophila, que divergiram concomitantemente na África Tropical, passaram por um período permissivo de transferências horizontais de TEs, o que teria facilitado a troca de desse tipo de retrotransposon. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIMAO, MARYANNA C.; HAUDRY, ANNABELLE; GRANZOTTO, ADRIANA; DE SETTA, NATHALIA; CARARETO, CLAUDIA M. A. Helena and BS: Two Travellers between the Genera Drosophila and Zaprionus. GENOME BIOLOGY AND EVOLUTION, v. 10, n. 10, p. 2671-2685, OCT 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.