Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da obtenção de extratos do mesocarpo e das amêndoas de babaçu, de Castanha do Brasil, amêndoa de pequi e sementes de Sacha Inchi usando extração com CO2 supercrítico e líquido pressurizado

Processo: 16/13460-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2016 - 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Alessandra Lopes de Oliveira
Beneficiário:Alessandra Lopes de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Toxicidade  Extração supercrítica  Solubilidade  Digestibilidade 

Resumo

Este projeto de pesquisa visa estudar a obtenção de extratos de mesocarpo e amêndoas de Babaçú (Orbignya phalerata, Mart.), de castanha do Brasil (Bertholletia excelsa), amêndoa de Pequi (Caryocar brasiliensis Camb.) e sementes de Sacha Inchi (Plukenetia volubilis L.).Os extratos serão obtidos por meio da tecnologia de extração com CO2 supercrítico (SFE), um método de obtenção de extratos livres de resíduos de solventes orgânicos; e com a técnica de extração com líquido pressurizado (PLE), um método rápido, eficiente e seletivo aplicado para a obtenção de compostos diversos. Os extratos obtidos em diferentes condições operacionais serão avaliados quanto à sua composição e propriedades físico-químicas.Nos extratos oleosos serão determinadas propriedades físicas como a solubilidade em SC-CO2, viscosidade, densidade, e a pressão de vapor utilizando análise térmica pela calorimetria diferencial de varredura (DSC), determinação do perfil dos ácidos graxos e a composição em triacilgliceróis.O conhecimento de algumas propriedades físicas, a composição de seus triacilgliceróis e os valores implícitos de equilíbrio líquido-vapor dos óleos são considerados necessários e importantes para a modelagem e simulação de processos que envolvem esta mistura de compostos, como também a criação de processos de separação práticas ou para projeção de outras técnicas de processamento baseado em seu custo-benefício.Os estudos direcionados ao Babaçu visam decifrar a composição fito-química e o potencial de toxicidade in vivo da farinha e dos extratos do mesocarpo. O babaçu é uma matriz vegetal nativa da flora brasileira com atividade farmacológica comprovada. O extrato do mesocarpo será extraído utilizando extração com SC-CO2 (SFE) e extração com líquido pressurizado (PLE).Nos extratos de babaçu serão avaliadas as substâncias que possam ser relacionadas às atividades atribuídas à farinha, como compostos fenólicos, terpenos e voláteis. A atividade antioxidante destes extratos será avaliada por ensaios de inibição dos radicais DPPH e ABTS. Nos extratos obtidos nas condições otimizadas dos diferentes métodos que propiciem maiores teores de compostos com atividade serão procedidos os testes de avaliação de toxicidade aguda e doses repetidas além de parâmetros histológicos, hematológicos e bioquímicos utilizando camundongos como sistema in vivo. Estudos de digestibilidade in vitro serão realizados para avaliar a biodisponibilidade e a biotransformação dos compostos ativos. Este estudo contribuirá com a geração de resultados originais que servirão como base para o desenvolvimento e regulamentação da farinha e dos extratos de babaçu como um possível fitoterápico e poderá contribuir para a atualização de dados nas agências regulatórias nacionais e internacionais. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JOÃO HENRIQUE DO NASCIMENTO E SILVA; MARTA REGINA VERRUMA-BERNARDI; ALESSANDRA LOPES DE OLIVEIRA. Cachaca Production in Brazil and its Main Contaminant (Ethyl Carbamate). Scientia Agricola, v. 77, n. 2, p. -, 2020. Citações Web of Science: 0.
CORNELIO-SANTIAGO, HEBER P.; MAZALLI, MONICA R.; RODRIGUES, CHRISTIANNE E. C.; DE OLIVEIRA, ALESSANDRA L. Extraction of Brazil nut kernel oil using green solvents: Effects of the process variables in the oil yield and composition. JOURNAL OF FOOD PROCESS ENGINEERING, v. 42, n. 7 NOV 2019. Citações Web of Science: 0.
DE OLIVEIRA, NAILA ALBERTINA; MAZZALI, MONICA ROBERTA; FUKUMASU, HEIDGE; GONCALVES, CINTIA BERNARDO; DE OLIVEIRA, ALESSANDRA LOPES. Composition and physical properties of babassu seed (Orbignya phalerata) oil obtained by supercritical CO2 extraction. JOURNAL OF SUPERCRITICAL FLUIDS, v. 150, p. 21-29, AUG 2019. Citações Web of Science: 2.
BITTENCOURT, G. M.; FIRMIANO, D. M.; FACHINI, R. P.; LACAZ-RUIZ, R.; FERNANDES, A. M.; OLIVEIRA, A. L. Application of Green Technology for the Acquisition of Extracts of Araca (Psidium grandifolium Mart. ex DC.) Using Supercritical CO2 and Pressurized Ethanol: Characterization and Analysis of Activity. Journal of Food Science, v. 84, n. 6, p. 1297-1307, JUN 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.