Busca avançada
Ano de início
Entree

Líquidos iônicos como extratores verdes para obtenção de carotenóides: estudo da biodisponibilidade e atividade antioxidante

Processo: 16/18910-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2017 - 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Veridiana Vera de Rosso
Beneficiário:Veridiana Vera de Rosso
Instituição-sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Pesq. associados: Paula Larangeira Garcia Martins
Assunto(s):Compostos bioativos  Biodisponibilidade  Líquidos iônicos  Antioxidantes  Carotenoides 

Resumo

A aplicação de líquidos iônicos (LI) em processos de extração é uma alternativa viável que segue os princípios da química verde, otimizando a obtenção de moléculas de interesse industrial em processos sustentáveis com menor geração de resíduos tóxicos. Desta forma o objetivo do projeto é desenvolver e otimizar um método de extração empregando líquidos iônicos, para obtenção de carotenoides provenientes de resíduos de casca de laranja e da polpa do fruto de pupunha (Bactrys gasipaes), que possam ser utilizados como pigmentos naturais e aditivos na indústria de alimentos. Serão testados quatro LI para otimização da extração, o tetrafluoroborato de 1-n-butil-3-metilimidazólio e o cloreto de 1-n-hexil-3-metilimidazólio de origem comercial; e o cloreto de 1-n-butil-3-metilimidazólio e o hexafluorofosfato de 1-n-butil-3-metilimidazólio sintetizados em laboratório. O método de síntese dos LI será assistido por ultrassom, obtido sem a utilização de solventes orgânicos voláteis, e a caracterização desses LI será realizada por espectrometria de massas (MS). O parâmetro de eficiência será o rendimento na extração de carotenoides (quantificação por curva de calibração externa em HPLC-PDA). Os dois melhores LI serão selecionados para a otimização da extração empregando a técnica de superfície de resposta, através de um planejamento fatorial fracionário, seguido de um planejamento fatorial complete. A determinação quali e quantitativa dos extratos de carotenoides obtidos será realizada por HPLC-PAD-MS/MS. A estabilidade dos extratos de carotenoides frente a luz e calor, sua biodisponibilidade em sistema modelo celular (Caco2) e atividade antioxidante serão comparados com extratos de carotenoides obtidos por métodos convencionais empregando a acetona como solvente extrator. Com esses resultados pretendemos avançar no estudo das propriedades dos líquidos iônicos na obtenção de ingredientes bioativos e com possibilidade de depósito de patente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA MESQUITA, LEONARDO M.; VENTURA, SONIA P. M.; BRAGA, ANNA R. C.; PISANI, LUCIANA P.; DIAS, V, ANA C. R.; DE ROSSO, VERIDIANA V. Ionic liquid-high performance extractive approach to recover carotenoids from Bactris gasipaes fruits. GREEN CHEMISTRY, v. 21, n. 9, p. 2380-2391, MAY 7 2019. Citações Web of Science: 0.
MURADOR, DANIELLA C.; DE SOUZA MESQUITA, LEONARDO M.; VANNUCHI, NICHOLAS; BRAGA, ANNA RAFAELA C.; DE ROSSO, VERIDIANA V. Bioavailability and biological effects of bioactive compounds extracted with natural deep eutectic solvents and ionic liquids: advantages over conventional organic solvents. CURRENT OPINION IN FOOD SCIENCE, v. 26, n. SI, p. 25-34, APR 2019. Citações Web of Science: 4.
GARCIA MARTINS, PAULA LARANGEIRA; BRAGA, ANNA RAFAELA; DE ROSSO, VERIDIANA VERA. Can ionic liquid solvents be applied in the food industry?. TRENDS IN FOOD SCIENCE & TECHNOLOGY, v. 66, p. 117-124, AUG 2017. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.