Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da estabilidade, propriedades térmicas e luminescentes de materiais híbridos formados por polissiloxanos e polímeros semicondutores visando aplicação em dispositivos emissores de luz (LEDs)

Processo: 16/18511-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2017 - 31 de março de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Raquel Aparecida Domingues
Beneficiário:Raquel Aparecida Domingues
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Pesq. associados:Fernando Henrique Cristovan ; Jilian Nei de Freitas ; Teresa Dib Zambon Atvars
Assunto(s):Polímeros  Eletroluminescência  Fotofísica 

Resumo

O projeto visa a preparação de materias híbridos formados por polissiloxanos e polímeros semicondutores da classe dos polifluorenos por reação de hidrossililação. Com estes materiais serão estudadas a estabilidade à radiação, as propriedades térmicas e as propriedades luminescentes. Pretende-se ainda avaliar a possibilidade de aplicação dos materias híbridos como camada ativa em diodos luminescentes emissores de luz (LEDs), isso devido à necessidade de criação de dispositivos que combinem elasticidade com propriedades eletrônicas e ópticas e que tenham um maior tempo de vida. Para a aplicação neste tipo de diodo será preciso determinar quais as quantidades de material luminescente na matriz de silicona necessárias para garantir o funcionamento dos dispositivos, e depois de montados serão ainda obtidas as medidas elétricas e de eletroluminescência (EL) dos mesmos. O uso da silicona, que é um material mais termicamente estável que os derivados de polifluoreno, poderá permitir um maior tempo de duração da camada ativa do LEDs quando comparado ao uso dos polimeros semicondutores puros. Pretende-se ainda, estudar qual a melhor espessura dos filmes finos destes materais para a aplicação supracitada. Queremos garantir a maior eficiência de emissão com maior facilidade de processamento e maior durabilidade do material (AU)