Busca avançada
Ano de início
Entree

Predicting survival in non-small-cell lung cancer: a link between cancer cachexia, cardiorespiratory fitness and cancer immune surveillance?

Processo: 16/50336-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2016 - 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Convênio/Acordo: University of Bath
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Patricia Chakur Brum
Beneficiário:Patricia Chakur Brum
Pesq. responsável no exterior: James Turnet
Instituição no exterior: University of Bath, Inglaterra
Instituição-sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/22814-5 - Câncer e coração: novos paradigmas de diagnóstico e tratamento, AP.TEM
Assunto(s):Neoplasias do sistema respiratório  Carcinoma pulmonar de células não pequenas  Aptidão cardiorrespiratória  Caquexia  Proteômica  Cooperação internacional 

Resumo

No presente projeto, pretendemos validar os resultados obtidos em animais a pacientes com CPCNP. Nossos objetivos são: (A) validar alvos proteicos selecionados da análise proteômica nos pacientes com CPCNP e ver sua associação a progressão da caquexia; (B) verificar os efeitos da aptidão aeróbia e caquexia para o prognóstico dos pacientes; e (C) avaliar se mecanismos imunológicos estarão relacionados a baixa aptidão aeróbia e baixa sobrevida nos pacientes com CPCNP. Pacientes com CPCNP (n=20-30, 50% homens) serão recrutados ao diagnóstico. Pré tratamento e ao longo de 5 meses de quimioterapia, realizaremos vários procedimentos que incluem: coleta de fragmentos de biópsia do músculo VL para investigar os mecanismos envolvidos na caquexia, coleta de sangue para análise de variáveis imunológicas e inflamatórias e avaliação da capacidade cardiorrespiratória e função muscular. Os objetivos (B) e (C) serão possíveis devido a expertise conjunta dos Dr. Turner (University of Bath, UK), Dr Brum USP, Brasil) e demais pesquisadores associados a esta proposta (Dr. Castro, Dr. Negrão e Dra. Camargo). (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.