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Cartografia e Tecnologias Digitais: Novas Literacias no Ensino de Geografia (?)

Processo: 16/16121-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2017 - 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:Tânia Seneme Do Canto
Beneficiário:Tânia Seneme Do Canto
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de geografia  Cartografia escolar 

Resumo

O presente projeto de pesquisa está vinculado ao Departamento de Geografia, do Instituto de Geociências, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e tem como principais objetivos: contribuir com a compreensão das novas literacias associadas à cartografia digital, apoiar a criação de um núcleo de estudos sobre o tema e articular pesquisa e ensino na formação de professores de geografia. Para tanto, propomos desenvolver um estudo de caráter qualitativo, tendo como foco as práticas de estudantes do Curso de Licenciatura em Geografia do referido instituto. As práticas que buscamos investigar referem-se aos processos, conhecimentos e significados envolvidos na interação dos estudantes com a cartografia tornada possível pelas tecnologias digitais. A cartografia engendrada pelas novas tecnologias tem se mostrado capaz de promover rupturas criativas no mundo dos mapas e, consequentemente, em nossa compreensão do espaço. Especialmente no que tange às mudanças na sua forma de produção e representação, e nos seus modos e contextos de uso, os mapas que circulam hoje no ciberespaço apontam para novas maneiras de se relacionar, pensar e conceber o espaço geográfico. Entender o lugar que esta nova cartografia pode ocupar na educação cartográfica e geográfica não é tarefa fácil e exige a formulação de novas questões e estratégias para investigá-las. Tomando como referência os estudos sobre a relação entre novas literacias e tecnologias digitais, o propósito deste projeto é exatamente propiciar o aprofundamento teórico, empírico e metodológico acerca das possibilidades e demandas que as novas formas de comunicação e interação implicadas nos diversos tipos de textos digitais, inclusive os mapas, colocam para a educação e o ensino na contemporaneidade. (AU)

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