Busca avançada
Ano de início
Entree

Materiais cerâmicos tipo scheelite: propriedades e suas relações com morfologia e dimensão

Resumo

Dentre os tipos de materiais que possuem atividades multifuncionais encontram-se os materiais cerâmicos avançados. Compostos que apresentam características multifuncionais, com propriedades que os potencializam para o uso em dispositivos ópticos, elétricos, catalisadores, sensores, entre outras propriedades, são de grande interesse em pesquisa. Além disso, trabalhos recentes demonstram a forte dependência das propriedades com a morfologia e o tamanho das partículas dos materiais cerâmicos. Cito aqui o sensor de gás H2 e SO2, formado por SrMoO4, que apresenta sensibilidade maior quando se emprega o material nanométrico comparado ao micrométrico.Desta forma, estudos mais abrangentes sobre os processos de formação de compostos com estruturas nanométricas morfologicamente homogêneas, a dependência de suas propriedades com relação à metodologia de síntese utilizada e as possíveis aplicações tecnológicas são requisitos para o avanço da ciência e da tecnologia, e, é neste sentido que o projeto de pesquisa é direcionado.De maneira geral pretende-se com a proposição deste projeto, que é continuidade e aprofundamento do projeto de pesquisa anterior, sintetizar e caracterizar compostos cerâmicos de estruturas nanométricas, na forma de pós e de filmes finos, puros e híbridos, com controle de morfologia e da homogeneidade. Para a preparação dos compostos cerâmicos puros e dopados serão utilizadas as aproximações do método de template-directed via tratamento hidrotermal assistido por micro-ondas e do método de polimerização de complexos. A classe de principal interesse será a de estruturas cristalinas do tipo "scheelite". Serão investigadas as metodologias, as morfologias e homogeneidade controladas, as propriedades e as possíveis aplicações dos mesmos para que possam suprir as necessidades do mercado consumidor em um breve futuro. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KUNZEL, ROSELI; UMISEDO, NANCY K.; OKUNO, EMICO; YOSHIMURA, ELISABETH MATEUS; DE AZEVEDO MARQUES, ANA PAULA. Effects of microwave-assisted hydrothermal treatment and beta particles irradiation on the thermoluminescence and optically stimulated luminescence of SrMoO(4 )powders. CERAMICS INTERNATIONAL, v. 46, n. 10, A, p. 15018-15026, JUL 2020. Citações Web of Science: 0.
KUNZEL, ROSELI; LATINI, RENATO MAZIN; UMISEDO, NANCY K.; YOSHIMURA, ELIZABETH MATEUS; OKUNO, EMICO; COURROL, LILIA CORONATO; DE AZEVEDO MARQUES, ANA PAULA. Effects of beta particles irradiation and thermal treatment on the traps levels structure and luminescent properties of BaMoO4 phosphor. CERAMICS INTERNATIONAL, v. 45, n. 6, p. 7811-7820, APR 15 2019. Citações Web of Science: 1.
DE AZEVEDO MARQUES, ANA PAULA; KUNZEL, ROSELI; UMISEDO, NANCY K.; LATINI, RENATO MAZIN; YOSHIMURA, ELIZABETH MATEUS; OKUNO, EMICO. Tm3+ doped barium molybdate: A potential long-lasting blue phosphor. Journal of Alloys and Compounds, v. 735, p. 707-717, FEB 25 2018. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.