Auxílio à pesquisa 16/22149-4 - Educação inclusiva, Educação especial - BV FAPESP
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VI Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (SEIA) e o IV Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIEaD)

Processo: 16/22149-4
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 21 de maio de 2017
Data de Término da vigência: 24 de maio de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Klaus Schlünzen Junior
Beneficiário:Klaus Schlünzen Junior
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Educação inclusiva  Educação especial  Educação a distância 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação a Distância | Educação Especial | educação inclusiva | Tecnologias Digitais na Educação | Educação Inclusiva

Resumo

As origens do VI Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (SEIA) vêm de 2003 a partir de uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API) da FCT/UNESP. Sua proposta é viabilizar o diálogo sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva considerando a diversidade humana e a valorização das diferenças.Concomitantemente a esse evento, há o IV Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIEaD), que tem como premissa a formação de educadores em um saber inclusivo que permita utilizar tecnologias digitais e redes de compartilhamento educacionais, para construir e ressignificar a Educação em um novo modelo de comunicação que fundamenta e instrumentaliza as estratégias didáticas vigentes, com o objetivo de formar um profissional transformador, que enfrente o desafio da diversidade propondo soluções.A Educação a Distância (EaD) e o uso das tecnologias digitais atuais possibilitam a redução de barreiras espaciais e temporais, estimulam e potencializam a articulação de conhecimentos interdisciplinares. Este processo passa a ser fundamentado na interação da aprendizagem, via ambientes virtuais, entre professores e profissionais de educação mediados pelo uso das tecnologias digitais. Como exemplo temos a "Cloud computing" cada vez mais associada à educação como método pedagógico e não só como solução da TI. O tema "Educação Inovadora e Inclusiva" proposto para os eventos concomitantes simboliza a oportunidade de refletir sobre estas temáticas, construir conhecimento, favorecer o debate e socializar experiências escolares e acadêmicas no âmbito da Escola Inclusiva, da Educação a Distância e as tecnologias digitais visando a Formação de Professores. (AU)

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