Busca avançada
Ano de início
Entree

Explorando a quinase IKKbeta como um alvo terapêutico anti-metastático no câncer de pulmão induzido pelo oncogene KRAS

Processo: 16/19757-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2017 - 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Daniela Sanchez Basseres
Beneficiário:Daniela Sanchez Basseres
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Metástase  Alvo terapêutico  Neoplasias pulmonares 

Resumo

As alterações genéticas mais frequentes em tumores de pulmão são mutações pontuais que ativam o oncogene KRAS. Apesar destas mutações estarem ligadas diretamente à oncogênese, diferentes abordagens para inibir a proteína Ras diretamente não obtiveram sucesso. Portanto, para que melhores alvos terapêuticos para o câncer de pulmão se tornem disponíveis, será necessário identificar as vias sinalizadoras ativadas por KRAS que estão diretamente envolvidas com a aquisição de propriedades malignas importantes. Uma das propriedades mais importantes na oncogênese é a aquisição de capacidade metastática tumoral. Com base em relatos recentes mostrando que a forma oncogênica de KRAS promove, não só a iniciação tumoral, mas também promove a aquisição de um fenótipo metastático, o objetivo deste projeto é identificar alvos terapêuticos no câncer de pulmão que possam ser explorados para inibir a metástase tumoral induzida por KRAS. A primeira hipótese deste projeto é que a capacidade mestastática tumoral induzida por KRAS no pulmão é potencializada pela quinase IKK² e que, portanto, a inibição desta quinase reduzirá a capacidade invasiva celular in vitro e metastática tumoral in vivo. A segunda hipótese deste projeto é que a quinase IKKb contribui para a aquisição de um fenótipo metastático através da promoção de características tronco-tumorais. Estas hipóteses foram formuladas com base em estudos anteriores, os quais demonstraram que, não só a inibição da atividade da IKKb com um inibidor farmacológico bloqueia a capacidade de autorrenovação de células tronco-tumorais de mâma e próstata, mas também que o principal substrato da IKK², o fator de transcrição NF-kB, é capaz de promover metástase em diferentes modelos tumorais, que o NF-kB é ativado por KRAS em tumores pulmonares in situ de forma dependente da IKK², e que a inibição da atividade da IKK² com um inibidor farmacológico em um modelo animal de câncer de pulmão induzido por KRAS, diminui o crescimento tumoral e a progressão tumoral para graus histológicos mais avançados. A justificativa que rege o projeto de pesquisa aqui proposto é que espera-se elucidar o mecanismo molecular envolvido nas vias controladas por KRAS que medeiam a aquisição de capacidade mestatática tumoral. Além disso, esperamos validar novas estratégias para o desenvolvimento de terapias para o câncer de pulmão induzido por KRAS. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARNEIRO-LOBO, TATIANA CORREA; SCALABRINI, LUIZA COIMBRA; MAGALHAES, LEILA DA SILVA; CARDEAL, LAURA B.; RODRIGUES, FELIPE SILVA; DOS SANTOS, EDMILSON OZORIO; BALDWIN, ALBERT S.; LEVANTINI, ELENA; GIORDANO, RICARDO J.; BASSERES, DANIELA SANCHEZ. IKK beta targeting reduces KRAS-induced lung cancer angiogenesis in vitro and in vivo: A potential anti-angiogenic therapeutic target. LUNG CANCER, v. 130, p. 169-178, APR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.