Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de novas tecnologias para detecção de HPV na urina - extensão de projeto de pesquisa "Bill and Melinda Gates Foundation"

Resumo

A infecção pelo papilomavírus humano (HPV) pode causar tanto desordens proliferativas benignas, como malignas, especialmente no colo do útero. O câncer no colo do útero é o segundo tipo de neoplasia maligna mais prevalente nas mulheres, globalmente sendo responsável por aproximadamente 500 mil novos casos por ano e mais de 250 mil mortes no mundo. No Brasil, estimou-se que em 2016 ocorreriam 16.340 novos casos. O câncer no colo uterino trata-se de uma neoplasia passível de prevenção através da detecção de lesões precursoras por meio de teste citopatológico. No entanto, nem todas as mulheres participam de programas de prevenção. No Brasil, em 2012, cerca de 8 milhões de testes Papanicolaou foram realizados, sugerindo uma cobertura de 48%. Projetos que superem as barreiras que impedem as mulheres de participar do programa de prevenção do câncer cervical, como falta de acesso ao sistema de rastreio, a escassez de médicos para realizar os testes e interpretá-los, são necessários. Essa superação das barreiras pode ser obtida por meio da utilização de testes que possam ser realizados em casa pela própria mulher. Em virtude disso, o presente projeto visa desenvolver um novo sistema de rastreio de câncer cervical que utiliza a detecção da oncoproteína E6 na urina, e permite que a própria mulher o realize e interprete em casa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, CRISTINA MENDES; MUSSELWHITE, LAURA W.; PANTANO, NAITIELLE DE PAULA; VAZQUEZ, FABIANA LIMA; SMITH, JENNIFER S.; SCHWEIZER, JOHANNES; BELMARES, MICHAEL; POSSATI-RESENDE, JULIO CESAR; VIEIRA, MARCELO DE ANDRADE; LONGATTO-FILHO, ADHEMAR; TAVARES GUERREIRO FREGNANI, JOSE HUMBERTO. Detection of HPV E6 oncoprotein from urine via a novel immunochromatographic assay. PLoS One, v. 15, n. 4 APR 22 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.