Busca avançada
Ano de início
Entree

EFEITOS DE Lactobacillus reuteri VIVO, MORTO E SEUS PRODUTOS EM DOENÇA PERIODONTAL: ESTUDO in vitro E in vivo

Processo: 16/06946-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2017 - 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Ana Lia Anbinder
Beneficiário:Ana Lia Anbinder
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Pesq. associados:Juliana Campos Junqueira ; Luciane Dias de Oliveira
Assunto(s):Galleria mellonella  Doenças periodontais  Lactobacillus reuteri  Porphyromonas gingivalis 

Resumo

A periodontite é uma doença multifatorial que acomete o tecido periodontal, devido à ação microbiana e resposta imune inata e adaptativa. Os tratamentos mais usados são a raspagem e aplainamento radicular não cirúrgico, associado ou não ao uso de antimicrobianos. No entanto, novas terapias têm sido testadas, algumas ainda em modelos experimentais, com foco principal na modulação da resposta do hospedeiro. Alguns micro-organismos têm efeitos benéficos na saúde dos seres humanos, pois produzem efeitos antimicrobianos e anti-inflamatórios, os chamados probióticos. Micro-organismos mortos também têm sido usados como agentes promotores de saúde, e são os chamados paraprobióticos. O objetivo deste trabalho será avaliar os efeitos antimicrobianos de de Lactobacillus reuteri Prodentis vivo, sua preparação paraprobiótica e seus produtos sobre Porphyromonas gingivalis, Fusobacterium nucleatum e Prevotella intemedia, bactérias fortemente associadas à doença periodontal; além de estudar os mecanismos imunomodulatórios das mesmas preparações de L. reuteri vivo em modelo de invertebrado (Galleria mellonella) e em fibroblastos do ligamento periodontal, células osteoblásticas e queratinócitos (in vitro). Para análise antimicrobiana, será realizado o teste de diluição em caldo, contendo cada uma das bactérias juntamente com L. reuteri vivo, morto ou sobrenadante. Em G. mellonella, após a infecção com P. gingivalis, F. nucleatum, ou P. intermedia e as preparações de L. reuteri, será analisada curva de sobrevivência e a densidade hemocitária. Fibroblastos do ligamento periodontal (hPdLF), queratinócitos (HaCaT) e células osteoblásticas (MG63) serão tratados ou não com preparações de L. reuteri e desafiados com lipopolissacarídeo (LPS), após o quê os níveis de interleucina (IL)-1², IL-6, IL-17, IL-10, IL-12, fator de necrose tumoral, metaloproteinase de matriz (MMP)-9, inibidor tecidual de MMP (TIMP)-1 serão avaliados por meio de ensaio imunoenzimático. A produção de oxido nítrico será determinada indiretamente pela concentração de nitrito detectada pelo reagente de Griess. Níveis de fosfatase alcalina e nódulos de mineralização serão avaliados na células osteoblásticas Os dados serão analisados com o teste estatístico apropriado, ao nível de 5%. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GERALDO, BARBARA M. C.; BATALHA, MARIANNA N.; MILHAN, NOALA V. M.; ROSSONI, RODNEI D.; SCORZONI, LILIANA; ANBINDER, ANA LIA. Heat-killed Lactobacillus reuteri and cell-free culture supernatant have similar effects to viable probiotics during interaction with Porphyromonas gingivalis. JOURNAL OF PERIODONTAL RESEARCH, NOV 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.