Busca avançada
Ano de início
Entree

Potencial imunomodulador de substâncias bioativas vegetais na ativação do inflamassoma e na polarização de macrófagos M1 e M2

Resumo

A busca por novos fármacos é uma constante na sociedade moderna, tendo em vista tanto a existências de doenças que ainda não têm tratamento e a necessidade de drogas mais potentes e/ou que apresentem menos efeitos colaterais, que as já conhecidas. Recentemente, nosso laboratório iniciou estudos avaliando o efeito de substâncias vegetais bioativas nesse contexto. Utilizando cultura de monócitos humanos desafiados com lipopolissacarídeo (LPS), verificamos que extratos brutos vegetais das espécies Piper, Peperomia e Davilla interferem na produção de TNF-a, IL-10 e IL-6, ora aumento ora diminuindo a liberação dessas citocinas. Esses resultados sugerem que tais substâncias podem atuar alterando os fenótipos M1 e M2. Do mesmo modo, alguns dos extratos utilizados induziram diminuição na produção de IL-1b, evidenciando interferência na ativação do inflamassoma. Considerando que tanto a ativação do inflamassoma e como a polarização de macrófagos são elementos chaves na patogênese e desenvolvimento das doenças inflamatórias, o presente estudo tem por objetivo estudar o potencial imunomodulador de extratos brutos, frações, e/ou substâncias isoladas de espécies vegetais dos gêneros Piper, Peperomia, Eugenia e Davilla sobre esses mecanismos. Para estudar sua ação sobre o inflamassoma NLRP3, monócitos da linhagem THP-1 serão desafiados com LPS, ATP e, ou, inibidores e, ainda, com as substâncias bioativas. Em seguida, serão avaliadas as produções de IL-1b e IL-18 e as expressões proteicas intracelulares de NLRP3, ASC, caspase-1, pró-IL1b, IL1b, pró-IL18 e IL-18. Para avaliar a ação das substâncias na polarização macrofágica, macrófagos derivados de monócitos humanos e polarizados em M1 e M2 serão desafiados com as substâncias bioativas. A atividade macrofágica será realizada através da produção de peróxido de hidrogênio, IL-10, TNF-a, IL-6, PGE-2, IL-1b, IL-18 e IL-8 e expressão das moléculas de superfície MHC-II, MR, TLR-2, TLR-4, CD40 e CD86. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FINATO, ANGELA CAROLINA; FRAGE-SILVA, THAIS FERNANDA; CARVALHO PRATI, AMANDA ULIANA; DE SOUZA JUNIOR, AMAURI ALVES; MAZZEU, BRUNA FONSECA; FELIPPE, LIDIANE GASPARETO; PINTO, RUTE ALVES; GOLIM, MARJORIE DE ASSIS; PARREIRA ARRUDA, MARIA SUELI; FURLAN, MAYSA; VENTURINI, JAMES. Crude leaf extracts of Piperaceae species downmodulate inflammatory responses by human monocytes. PLoS One, v. 13, n. 6 JUN 20 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.