Busca avançada
Ano de início
Entree

Rede de atenção primária intersetorial para enfrentamento das iniquidades sociais nos territórios

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral: analisar as potencialidades e dificuldades da implantação de Redes de Atenção Primária Intersetorial envolvendo os setores da saúde, assistência social voltadas ao enfrentamento à pobreza e às iniquidades sociais em territórios que apresentam fortes índices de vulnerabilidade social, com base na percepção de profissionais da saúde e assistência social que trabalham em atenção primária e de gestores de saúde e assistência social. Trata-se de estudo exploratório, cujas técnicas de coleta de dados serão entrevistas semiestruturadas em profundidade, grupos focais, análise sociodemográfica e de vulnerabilidade social. O local da pesquisa serão os Serviços de Atenção Primária à Saúde da região norte do município de Ribeirão Preto-SP, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) 2 da região norte e Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social. Os sujeitos da pesquisa serão profissionais que atuam nos Serviços de Atenção Primária à Saúde e dos CRAS das regiões selecionadas, gerentes dos serviços, o coordenador da Atenção Básica à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto e o coordenador do Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Ribeirão Preto-SP. Para caracterização sócio-demográfica das áreas inscritas ao Distrito Norte, utilizaremos os dados do censo Demográfico do IBGE 2010.Os dados da etapa qualitativa da pesquisa (dos grupos focais, das entrevistas) serão analisados segundo referencial teórico da hermenêutica Crítica de Jürgen Habermas e tendo como base sua Teoria da Ação Comunicativa. Os dados referentes à análise sociodemográfica serão analisados através de tratamento estatístico e categorização de zonas de vulnerabilidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FIORATI, REGINA CELIA; CANDIDO, FERNANDA CARLA ASSIS; DE SOUZA, LARISSA BARROS; ARRUDA ARAGAO, FRANCISCA BRUNA; DE SOUZA, JACQUELINE; PANUNCIO-PINTO, MARIA PAULA; PINTO, IONE CARVALHO; SERRANO GALLARDO, PILAR; ARCENCIO, RICARDO ALEXANDRE. Strategies for the advancement of intersectoral networks and equity in vulnerable territories through community-based participatory research in Brazil. CRITICAL PUBLIC HEALTH, AUG 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.