Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesquisa de alterações espirométricas, radiológicas e inflamatórias pulmonares em frentistas de postos de combustíveis

Processo: 16/10685-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2017 - 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:José Antônio Baddini Martinez
Beneficiário:José Antônio Baddini Martinez
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesq. associados:Ada Clarice Gastaldi ; Bruno Spinosa De Martinis ; Marcel Koenigkam Santos ; Tiago Henrique Garcia da Silva
Assunto(s):Pneumologia  Pneumonia  Função pulmonar  Combustíveis 

Resumo

Estudos realizados na Índia indicam que frentistas de postos de gasolina frequentemente exibem anormalidades em parâmetros de função pulmonar. Os padrões encontrados são compatíveis com restrição e doenças de pequenas vias aéreas. A partir dessas alterações pode-se supor que tais profissionais possuam um risco aumentado para o desenvolvimento de alterações inflamatórias de pequenas vias aéreas denominadas bronquiolites. A etiologia desses processos poderia estar na inalação de produtos voláteis derivados do petróleo ou ainda da exposição a poluentes liberados por motores automotivos. O presente estudo tem por finalidade pesquisar a presença de sintomas respiratórios, anormalidades de função pulmonar, alterações radiológicas e perfil inflamatório das vias aéreas de 50 frentistas de postos de gasolina, não fumantes e sem co-morbidades clínicas. Para tanto os voluntários serão submetidos a questionário padronizado, espirometria simples, oscilometria de impulso, tomografia de tórax de alta resolução, analises citológicas e bioquímicas do escarro induzido. Um grupo controle será constituído por 50 funcionários sadios de hospital universitário. Também serão realizadas medidas de exposição ambiental a matéria particulada no local de trabalho dos voluntários, bem como dosagens urinárias de metabólitos do benzeno. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCIA DA SILVA, TIAGO HENRIQUE; GASTALDI, ADA CLARICE; SANTOS, MARCEL KOENIGKAM; DE MARTINIS, BRUNO SPINOSA; BADDINI-MARTINEZ, JOSE. Induced sputum abnormalities in gas station attendants. INTERNATIONAL ARCHIVES OF OCCUPATIONAL AND ENVIRONMENTAL HEALTH, AUG 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.