Busca avançada
Ano de início
Entree

Saúde, alimentação e estilo de vida de seringueiros e trabalhadores diurnos e noturnos que vivem em ambientes urbanos

Processo: 16/11155-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2017 - 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Claudia Roberta de Castro Moreno
Beneficiário:Claudia Roberta de Castro Moreno
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Arne James Lowden ; Suleima Pedroza Vasconcelos
Assunto(s):Modo de vida  Ritmos biológicos  Sono  Trabalho  Saúde do trabalhador 

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo descrever e comparar a associação do ambiente na saúde, ritmos biológicos, alimentação e estilo de vida em grupos de trabalhadores diurnos e noturnos que residem na zona rural e urbana. Objeto de uma colaboração entre a Universidade Federal do Acre e a Universidade de São Paulo, este estudo tem como foco os seringueiros da Reserva Extrativista Chico Mendes localizada em Xapuri- Acre. Além dos seringueiros, outras três populações que residem em ambientes distintos participarão do estudo: trabalhadores diurnos residentes na zona urbana da Reserva Extrativista Chico Mendes, Xapuri-AC; trabalhadores diurnos e trabalhadores noturnos residentes na zona urbana da cidade de São Paulo-SP. Dados sociodemográficos, hábitos de vida e medidas antropométricas de 160 participantes (n=40 de cada grupo) serão coletados por meio de questionários. Além disso, os participantes responderão a um recordatório alimentar de 24 horas por três dias consecutivos, bem como serão coletadas amostras de sangue e saliva para avaliação de indicadores bioquímicos (glicemia de jejum, insulina de jejum, triglicérides, colesterol total e frações e melatonina). Será realizada análise estatística descritiva convencional (com medidas de posição e dispersão), utilizando o software Statistical Package for the Social Sciences 19.0. for Windows. Para a obtenção de padrões da dieta, será realizada uma análise fatorial pela análise de componentes principais, tendo grupos alimentares previamente definidos como variáveis. Análises estatísticas inferenciais serão realizadas por meio do software Stata 13, considerando nível de significância de 5% (p<0,05). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NEHME, P. A.; AMARAL, F.; LOWDEN, A.; SKENE, D. J.; CIPOLLA-NETO, J.; MORENO, C. R. C. Reduced melatonin synthesis in pregnant night workers: Metabolic implications for offspring. Medical Hypotheses, v. 132, NOV 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.