Busca avançada
Ano de início
Entree

Paleobiogeografia e rotas migratórias de paleoinvertebrados devonianos do Brasil

Processo: 16/18275-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2017 - 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Paleozoologia
Pesquisador responsável:Renato Pirani Ghilardi
Beneficiário:Renato Pirani Ghilardi
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Tafonomia  Paleozoico 

Resumo

A macro e micro fauna de invertebrados presentes nas bacias intracratônicas do Paraná, Amazonas e Parnaíba são relativamente bem estudadas e documentadas na literatura em geral. Entretanto, as bordas noroeste, nordeste e sul da Bacia do Paraná, que abarca os estados de Mato Grosso, Goiás e o Uruguai, são extremamente pobres em estudos paleofaunísticos. Recentes trabalhos mostram que durante o final do Eifeliano ao Frasniano (Devoniano Médio-Superior), ocorreram possíveis comunicações entre as três bacias paleozoicas, facilitando rotas migratórias de, pelo menos, crinóides e trilobitas no sentido norte-sul. O presente projeto de pesquisa fundamenta-se da hipótese de que existiam rotas de dispersão entre as bacias citadas, as quais facilitaram as trocas bióticas entre os paleoinvertebrados marinhos dessas bacias. Para comprovação dessas rotas, os fósseis coletados na borda nordeste da Bacia do Paraná passarão por análises taxonômicas, a fim de se identificar corretamente os organismos, e paleobiogeográficas, com o objetivo de encontrar similaridades entre esses organismos e as faunas das bacias do Amazonas e Parnaíba e, se possível, com outras bacias do Gondwana. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Reconstrução ancestral dos trilobitas 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARBONARO, FABIO AUGUSTO; LANGER, MAX CARDOSO; NIHEI, SILVIO SHIGUEO; FERREIRA, GABRIEL DE SOUZA; GHILARDI, RENATO PIRANI. Inferring ancestral range reconstruction based on trilobite records: a study-case on Metacryphaeus (Phacopida, Calmoniidae). SCIENTIFIC REPORTS, v. 8, OCT 12 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.