Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da complexação de metais por aminoácidos imobilizados em membranas de celulose bacteriana, em córregos contaminados pela atividade canavieira: efeitos para as larvas de Chironomus sancticaroli

Processo: 16/21946-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOEN - Regular
Vigência: 01 de março de 2017 - 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Juliano José Corbi
Beneficiário:Juliano José Corbi
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Pesq. associados:Pedro Paulo Corbi ; Wilton Rogério Lustri
Assunto(s):Aminoácidos  Celulose bacteriana  Cana-de-açúcar  Metais 

Resumo

Atualmente, o Brasil, o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, produz cerca de 637 milhões de toneladas de cana-de-açúcar em uma área de 10 milhões de hectares e produz cerca de 25 milhões de litros de álcool e cerca de 30 milhões de toneladas de açúcar. O Estado de São Paulo, maior produtor nacional, tem uma produção de 337x106 de toneladas e uma área de 5 milhões de hectares. Estudos anteriores indicaram que diferentes concentrações de metais como Cd, Pb, Cr e Ni, são encontradas em fertilizantes vastamente empregados no cultivo de cana-de-açúcar. Esses metais têm contaminado o sedimento de córregos situados em áreas adjacentes ao cultivo de cana-de-açúcar, e, ao mesmo tempo, alguns estudos indicaram maiores concentrações de metais Cd, Cu, Pb, Mn, Ni e Zn em larvas de insetos encontrados em córregos situados em áreas impactadas com atividade canavieira. A escolha e a aplicação de agentes quelantes de íons específicos para o tratamento de deficiências ou de intoxicação por metais em animais são dois dos aspectos mais importantes deste ramo da ciência que se situa na interface entre a biologia e a química inorgânica. Nesse sentido, estudos anteriores, apontaram um ótimo potencial da utilização de compostos naturais na adsorção de metais. Os aminoácidos, são conhecidos como agentes para coordenar íons metálicos, devido à presença do grupo amina (NH2), carboxilato (COO) e carbonila (C = O) em grupos suas estruturas. Baseado nessas informações, o objetivo geral desta pesquisa é estudar a complexação de metais por aminoácidos imobilizados em membranas de celulose bacteriana em córregos contaminados pela atividade canavieira e analisar seus efeitos sobre larvas de Chironomus sancticaroli. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORBI, JULIANO J.; BERNEGOSSI, ALINE C.; MOURA, LIDIA; FELIPE, MAYARA C.; ISSA, CARINA G.; SILVA, MARA RUBIA L.; GORNI, GUILHERME R. Chironomus sancticaroli (Diptera, Chironomidae) as a Sensitive Test Species: Can We Rely on Its Use After Repeated Generations, Under Laboratory Conditions?. Bulletin of Environmental Contamination and Toxicology, v. 103, n. 2, p. 213-217, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.