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Fatores de risco e proteção para comportamento violento entre adolescentes no Município de São Paulo - projeto São Paulo para o desenvolvimento social de crianças e adolescentes

Processo: 16/22259-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2017 - 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Medicina Preventiva
Pesquisador responsável:Maria Fernanda Tourinho Peres
Beneficiário:Maria Fernanda Tourinho Peres
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Catarina Machado Azeredo ; Leandro Fórnias Machado de Rezende ; Manuel Peter Eisner ; Marcia Thereza Couto Falcão ; Maria Mercedes Loureiro Escuder ; Marilia Pontes Sposito ; Olinda Do Carmo Luiz ; Renata Bertazzi Levy
Assunto(s):Análise multinível  Violência  Fatores de risco  Epidemiologia  Adolescentes  Vitimização 

Resumo

Embora a literatura internacional seja consistente em demostrar a importância de modelos teóricos que considerem o efeito de fatores de risco individuais, situacionais e contextuais na determinação do comportamento violento entre adolescentes e jovens, no Brasil inexistem estudos realizados a partir dessa perspectiva que utilizem modelos de análise multinível. O presente projeto tem três objetivos principais: 1) Estimar a prevalência de comportamento violento e vitimização por violência interpessoal entre adolescentes escolares no município de São Paulo; 2) Investigar a associação entre características individuais, situacionais-relacionais e contextuais com a adoção de comportamento violento e vitimização entre adolescentes e 3) Analisar de forma comparativa a prevalência e fatores associados ao comportamento violento e vitimização em São Paulo, Montevideo e Zurique. Será realizado um estudo de corte-transversal com uma amostra representativa de adolescentes cursando o 9o. ano ou a 8a. série do Ensino Fundamental da rede pública e privada do Município de São Paulo. A coleta de dados será feita em sala de aula através de questionários estruturados entregues aos alunos para auto-preenchimento. O instrumento de coleta é baseado nos questionários utilizados no estudo longitudinal Zurich Project on the Social Development of Children e do Proyeto Montevideo para el desarrollo social de niños y adolescentes. Informações sobre o contexto escolar serão coletadas através de entrevista face-a-face com os diretores, tendo como instrumento um questionário semi-estruturado, e de observação, registrada através de um guia semi-estruturado. Análise descritiva, bivariada, multivariada e técnica de regressão multinível serão utilizadas para análise dos dados. Este projeto foi desenvolvido em parceria com Prof. Manuel Eisner durante a minha estadia em Estágio de Pesquisa no Exterior com bolsa da FAPESP (2015/16142-4) . Conta com financiamento parcial já aprovado pela British Academy - Newton Advanced Fellowship em parceria com a CONFAP, sob coordenação da pesquisadora principal desta proposta). (AU)

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