Busca avançada
Ano de início
Entree

Importância do núcleo parabraquial lateral e receptores angiotensinérgicos prosencefálicos no controle do equilíbrio hidromineral durante hipertensão essencial

Processo: 15/20500-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2017 - 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Carina Aparecida Fabrício de Andrade
Beneficiário:Carina Aparecida Fabrício de Andrade
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Pesq. associados:José Vanderlei Menani
Assunto(s):Neurociências  Desidratação  Hipertensão  Angiotensinas  Encéfalo  Sódio 

Resumo

O consumo excessivo de sal tem sido associado ao desenvolvimento ou agravamento de doenças crônicas, incluindo a hipertensão. O núcleo parabraquial lateral (NPBL) é considerado um importante mecanismo inibitório para o controle da ingestão de sódio e também está envolvido no controle cardiovascular. Ratos espontaneamente hipertensos (Spontaneously hypertensive rats - SHR), modelo animal para o estudo da hipertensão essencial, apresentam maior preferência ao sódio quando comparados às linhagens normotensas. Considerando que a participação do NPBL sobre o controle cardiovascular e o comportamento de ingestão de sódio ainda é desconhecida em animais SHR, nosso primeiro objetivo é avaliar os efeitos da ativação e/ou bloqueio do NPBL sobre os parâmetros cardiovasculares e apetite ao sódio em animais SHR. Recentes resultados mostram que SHR apresentam um aumento da palatabilidade ao sódio em comparação aos animais normotensos, sugerindo que o aumento das propriedades hedônicas do sódio pode contribuir para o grande consumo de sódio pelos animais SHR. Portanto, nosso segundo objetivo é verificar a importância dos receptores AT1R prosencefálicos sobre a aumentada palatabilidade ao sódio hipertônico em animais SHR em comparação com os animais normotensos. Adicionalmente, será investigado se a inibição seletiva da via das proteínas quinases (MAPK - Erk 1/2) da sinalização do receptor de angiotensina II altera o comportamento de ingestão hidromineral e palatabilidade ao sódio e parâmetros cardiovasculares em animais SHR. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, JR., E. D.; DANTAS, R. M.; ANDRADE-FRANZE, G. M. F.; DE LUCA, JR., L. A.; MENANI, J. V.; ANDRADE, C. A. F. Estradiol modulates the palatability of 0.3 M NaCl in female rats during sodium appetite. APPETITE, v. 133, p. 252-261, FEB 1 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.