Busca avançada
Ano de início
Entree

Biocompatible nanovectors based on hybrid lamellar materials and composites with polymers for drug release

Processo: 16/50317-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2017 - 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Convênio/Acordo: CNRS
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Vera Regina Leopoldo Constantino
Beneficiário:Vera Regina Leopoldo Constantino
Pesq. responsável no exterior: Christiane Taviot-Guého
Instituição no exterior: Université Blaise Pascal, França
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/50318-1 - Desenvolvimento de compostos com interesse farmacológico ou medicinal e de sistemas para seu transporte, detecção e reconhecimento no meio biológico, AP.TEM
Assunto(s):Nanotecnologia  Portadores de fármacos  Polímeros biodegradáveis  Materiais lamelares  Teste de biocompatibilidade  Cooperação internacional 

Resumo

O advento da nanotecnologia abre a oportunidade de modificação de materiais biocompatíveis para o desenvolvimento de novas e eficientes terapias que atendam as demandas da área médica. O presente projeto visa engendrar nanocarregadores de espécies bioativas sintéticas ou naturais a partir de materiais lamelares inorgânicos biocompatíveis (os hidróxidos duplos lamelares e as argilas catiônicas) e avaliar o potencial de tais sistemas híbridos como dispositivos terapêuticos para aplicação médica. Estudos sistemáticos serão realizados visando o isolamento de sistemas híbridos (espécie bioativa/carregador lamelar) que promovam o aumento da estabilidade (foto)química e/ou térmica da espécie intercalada e permitam a sua posterior liberação modificada no meio biológico. Com o objetivo de modificar o processo de liberação das espécies bioativas e melhorar a biocompatibilidade, serão preparados compósitos dos carregadores lamelares com polímeros biodegradáveis. O efeito no meio biológico dos materiais preparados será a validado por ensaios "in vivo" visando coletar informações sobre a biocompatibilidade, a toxicidade e o impacto dos mesmos na microcirculação de órgãos. Os efeitos terapêuticos dos materiais contendo substâncias com potencial atividade anti-inflamatória e antioxidante serão avaliados frente à resposta inflamatória, à capacidade de integração e à reparação tecidual, por meio da implantação dos mesmos em tecidos onde lesões foram criadas cirurgicamente em regiões de interesse. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FIGUEIRECLO, MARIANA P.; CUNH, VANESSA R. R.; LEROUX, FABRICE; TAVIOT-GUEHO, CHRISTINE; NAKAMAE, MARTA N.; KANG, YE R.; SOUZA, RODRIGO B.; MARTINS, ANA MARIA C. R. P. F.; JUN KOH, IVAN HONG; CONSTANTINO, VERA R. L. Iron-Based Layered Double Hydroxide Implants: Potential Drug Delivery Carriers with Tissue Biointegration Promotion and Blood Microcirculation Preservation. ACS OMEGA, v. 3, n. 12, p. 18263-18274, DEC 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.