Pesquisa e Inovação: Avaliação e monitoramento colaborativo das condições de ruas e estradas por meio de sensores de smartphones
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Avaliação e monitoramento colaborativo das condições de ruas e estradas por meio de sensores de smartphones

Processo: 16/07767-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de março de 2017
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Vinícius Mourão Alves de Souza
Beneficiário:Vinícius Mourão Alves de Souza
Empresa:Onion Tecnologia Ltda. - ME
Município: São Carlos
Pesquisadores principais:
Rafael Alves de Souza ; Rafael Geraldeli Rossi
Pesquisadores associados: Aline Colares Do Vale ; André Gustavo Maletzke ; Diego Furtado Silva
Bolsa(s) vinculada(s):17/07953-4 - Avaliação e monitoramento colaborativo das condições de ruas e estradas por meio de sensores de smartphones, BP.TT
17/05186-6 - Avaliação e monitoramento colaborativo das condições de ruas e estradas por meio de sensores de smartphones, BP.TT
17/04652-3 - Avaliação e monitoramento colaborativo das condições de ruas e estradas por meio de sensores de smartphones, BP.PIPE
Assunto(s):Aprendizado computacional  Análise de séries temporais  Sensores inteligentes  Smartphone  Sistemas colaborativos  Infraestrutura de transportes  Pavimentação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acelerômetros | Aprendizado de Máquina | Qualidade de pavimento | Sensores | Séries Temporais | Smartphones | Aprendizado de Máquina

Resumo

No Brasil e no exterior, a malha rodoviária possui um papel fundamental para o transporte de cargas e passageiros. No setor de transporte de cargas, é responsável por 61% das movimentações nacionais e em relação ao transporte de passageiros, predomina com 95% de participação. Embora fundamental para a sociedade e crescimento econômico do país, é constatado que a maior parte da infraestrutura de ruas e estradas do Brasil é inadequada, sendo a qualidade do pavimento um dos maiores problemas. A má qualidade aumenta o tempo das viagens, eleva o custo de manutenção dos veículos, traz mais riscos aos usuários e emissões de poluentes, além de impactar diretamente na composição do preço de bens. Para o melhor planejamento de manutenções e intervenções adequadas nas vias, é essencial o uso de instrumentos de avaliação que permitam o monitoramento constante de suas condições. Com o objetivo de reduzir o esforço manual ou o uso de equipamentos de alto custo atualmente utilizados, como os perfilômetros inerciais a laser, neste projeto de pesquisa é proposto o desenvolvimento de um aplicativo móvel que faz uso de sensores presentes em smartphones, como acelerômetros e GPS, em conjunto com algoritmos de aprendizado de máquina e análise de sinais para a avaliação e monitoramento das condições de ruas e estradas. Assim, é possível que diferentes usuários contribuam para o constante monitoramento de maneira automática e ubíqua ao utilizarem aplicativos de navegação em smartphones fixados em seus veículos durante a condução. O produto a ser desenvolvido neste projeto apresenta vantagens importantes sobre as ferramentas atuais, que além de possuírem um custo elevado e a dependência de um especialista, não permitem uma avaliação altamente abrangente e o monitoramento constante de um ambiente com frequentes mudanças. Com as informações do aplicativo, empresas de transporte rodoviário ou usuários convencionais podem planejar rotas que consideram a qualidade do pavimento, visando a economia de tempo de viagem e combustível e o aumento da segurança. Além do aplicativo, também pretende-se desenvolver um sistema responsável por apresentar relatórios sobre a qualidade do pavimento avaliado ao longo do tempo. Tais relatórios podem ser estratégicos e auxiliar na tomada de decisão de empresas e órgãos públicos. Por exemplo, prefeituras ou empresas responsáveis pela concessão de rodovias podem planejar intervenções de maneira mais adequada, possibilitando também a realização de estimativas com antecedência dos custos orçamentários de tais intervenções. Desse modo, espera-se que o produto deste projeto seja responsável por impactos sociais e econômicos em diversos segmentos da sociedade. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, VINICIUS M. A.; CHERMAN, EVERTON A.; ROSSI, RAFAEL G.; SOUZA, RAFAEL A.; ADAMS, N; TUCKER, A; WESTON, D. Towards Automatic Evaluation of Asphalt Irregularity Using Smartphone's Sensors. ADVANCES IN INTELLIGENT DATA ANALYSIS XVI, IDA 2017, v. 10584, p. 12-pg., . (16/07767-3)
SOUZA, VINICIUS M. A.. Asphalt pavement classification using smartphone accelerometer and Complexity Invariant Distance. ENGINEERING APPLICATIONS OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE, v. 74, p. 198-211, . (16/07767-3)
SOUZA, VINICIUS M. A.; GIUSTI, RAFAEL; BATISTA, ANTONIO J. L.. Asfault: A low-cost system to evaluate pavement conditions in real-time using smartphones and machine learning. PERVASIVE AND MOBILE COMPUTING, v. 51, p. 121-137, . (16/07767-3)