Auxílio à pesquisa 16/09260-3 - Escolas, Escola pública - BV FAPESP
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Efetividade da intervenção de base escolar de incentivo à prática da Educação Física e promoção de hábitos de vida saudáveis

Processo: 16/09260-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de março de 2017
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Ismael Forte Freitas Júnior
Beneficiário:Ismael Forte Freitas Júnior
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Arnaldo dos Santos ; Célia Aparecida Carvalho de Oliveira ; Elaine Fernanda Dornelas de Souza ; Fernando Eduardo da Silva Rego ; Isabela Monteiro Ribeiro ; Paula Alves Monteiro ; Rômulo Araújo Fernandes ; Sueyla Ferreira da Silva dos Santos
Bolsa(s) vinculada(s):17/05459-2 - Efetividade da intervenção de base escolar de incentivo à prática da Educação Física e promoção de hábitos de vida saudáveis, BP.EP
17/06455-0 - Efetividade da intervenção de base escolar de incentivo à prática da Educação Física e promoção de hábitos de vida saudáveis, BP.EP
17/05524-9 - Efetividade da intervenção de base escolar de incentivo prática da Educação Física e promoção de hábitos de via saudáveis, BP.EP
17/04728-0 - Efetividade da intervenção de base escolar de incentivo à prática da Educação Física e promoção de hábitos de vida saudáveis, BP.EP
Assunto(s):Escolas  Escola pública  Saúde do adolescente  Exercício físico  Estilo de vida saudável 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação para saúde | escola | estudo de intervenção | Saúde do Adolescente | Saúde do escolar | Atividade Física e Saúde

Resumo

O ambiente escolar é um importante meio social para garantia do acesso à criança e adolescente aos diferentes bens culturais do plano coletivo. Dessa forma, o presente estudo visa elaborar, implementar e avaliar, em nível individual e organizacional, um programa de intervenção para promover hábitos de vida saudável, por meio da prática de Educação Física em escolares das séries finais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa avaliativa de abordagem qualitativa e quantitativa, que envolverá professores de Educação Física, escolares dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental da rede pública estadual de escolas do Programa de Ensino Integral (PEI) e seus familiares. A pesquisa ocorrerá em quatro escolas do PEI da cidade de Presidente Prudente, São Paulo, sendo duas participantes do grupo de intervenção e duas do grupo controle. O delineamento do estudo será dividido em quatro etapas: construção, aplicação, acompanhamento e conclusão. Na etapa de construção será elaborada coletivamente, envolvendo alunos e professores das escolas, uma proposta de intervenção baseada no diagnóstico do problema do estudo, a abordagem central para problematização será os hábitos de vida e serão incorporadas nas atividades planejadas os temas e conteúdo presentes no Currículo Oficial de Educação Física do Estado de São Paulo. Na etapa de aplicação, será aplicado o modelo de intervenção nas escolas. Na etapa de acompanhamento será feita observação das atividades da etapa de aplicação que foram integradas ás práticas pedagógicas dos Professores. A culminância do procedimento avaliativo ocorrerá na etapa de conclusão, na qual serão verificadas as mudanças ocorrida na rotina escolar mesmo sem a intervenção externa da equipe de pesquisadores. Em nível individual, serão avaliadas informações que proporcionarão a identificação e efetividade da intervenção nos problemas priorizados referentes às mudanças de comportamentos relacionados aos hábitos de vida dos escolares. Em nível organizacional, será avaliado se o programa de intervenção resultou no aperfeiçoamento das práticas educacionais referentes à Educação Física e à saúde de modo global, no que se refere ao estimulo aos hábitos de vida saudável. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FREITAS JUNIOR, ISMAEL FORTE; SANTOS, SUEYLA; PELLIS, GABRIEL; BORDIN, DRENYA; CARMO, LEONARDO; SOUZA, ELAINE. Moderator effect of parents' physical activity level on physical activity intensity of Brazilian adolescents during school physical education class. JOURNAL OF PHYSICAL ACTIVITY & HEALTH, v. 15, n. 10, p. 1-pg., . (16/09260-3)