Busca avançada
Ano de início
Entree

Decifrando SCI1, sua expressão durante o desenvolvimento floral e os mecanismos de ação para o controle da proliferação celular

Resumo

Este projeto pretende estudar a proteína SCI1 (Stigma/style Cell-cycle Inhibitor 1) de Nicotiana tabacum e os mecanismos pelos quais ela regula o desenvolvimento e influencia o tamanho final do órgão reprodutor feminino das plantas (pistilo). Notadamente, este projeto pretende avançar na compreensão de como SCI1 regula a proliferação celular. Os objetivos desse projeto são: 1) Investigar a hipótese da proteína SCI1 receber modificações pós-traducionais. Esta investigação será feita principalmente por espectrometria de massa da proteína extraída de estigmas/estiletes. 2) Confirmar e ampliar o conhecimento sobre o interactoma de SCI1 e NtCDKG;2. A análise dos clones resultantes do screening de duplo-híbrido em leveduras (Y2H), usando NtCDKG;2 como isca, será continuada. Adicionalmente, alguns parceiros identificados de interação com SCI1 serão testados com NtCDKG;2 e vice-e-versa, por Y2H e Bimolecular Fluorescence Complementation (BiFC). 3) Investigar a hipótese de SCI1 ter um papel em processos relacionados ao splicing de RNAs. Serão testadas as interações de SCI1 com a proteína NtU2a´(spliceossoma) e NtRS2Z33 (fator de splicing), além de alguns candidatos do objetivo 2. 4) Investigar a hipótese de SCI1 ter um papel em processos relacionados à transcrição de RNAs. Serão analisados os resultados do RNASeq de estigmas/estiletes de plantas selvagens e de RNAi de SCI1; identificados os genes diferencialmente expressos e realizados experimentos de RT-qPCR para confirmar os resultados. 5) Investigar a hipótese de SCI1 ser expresso no meristema floral e ter um papel no controle da proliferação celular neste meristema. Será feita a hibridização in situ de SCI1 em meristemas, a produção e análise de plantas transgênicas SCI1prom::SCI1-GFP e será iniciada a produção de plantas nocautes para SCI1, por CRISPR/Cas 9. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRUZ, JOELMA O.; SAN MARTIN, JUCA A. B.; LUBINI, GREICE; STRINI, EDWARD J.; SOBRAL, ROMULO; PINOTI, VITOR F.; FERREIRA, PEDRO B.; THOME, VANESSA; QUIAPIM, ANDREA C.; DORNELAS, MARCELO C.; PRANCHEVICIUS, MARIA CRISTINA S.; MADUENO, FRANCISCO; COSTA, M. MANUELA R.; GOLDMAN, MARIA HELENA S. SCI1 Is a Direct Target of AGAMOUS and WUSCHEL and Is Specifically Expressed in the Floral Meristematic Cells. FRONTIERS IN PLANT SCIENCE, v. 12, MAR 18 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.