Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do estado de tensão e danificação de elementos de concreto usando medidas ultrassônicas

Processo: 16/24446-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2017 - 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Vladimir Guilherme Haach
Beneficiário:Vladimir Guilherme Haach
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ultrassom  Ensaios não destrutivos  Estruturas de concreto 

Resumo

As estruturas de concreto estão em constante deterioração naturalmente. Neste sentido, o uso dos Ensaios Não Destrutivos (ENDs) constitui uma estratégia interessante para o monitoramento e avaliação do estado destas estruturas sem prejudicar sua aparência ou desempenho. O ultrassom é um dos ENDs mais utilizados atualmente e a avaliação estrutural através deste método é vantajosa devido ao seu baixo custo, à simplicidade de execução e por realmente não causar qualquer tipo de dano à estrutura. A velocidade de propagação da onda ultrassônica varia em função de diversos parâmetros, entre eles: heterogeneidades e danos no material além do estado de tensão a que o elemento em análise está submetido dando origem ao chamado efeito acustoelástico. Existem poucos estudos voltados para a medição de tensões com o uso do ultrassom. Além disso, na maioria das pesquisas envolvendo o efeito acustoelástico, a degradação do material gerada pelo estado de tensão não é levada em consideração. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa é estudar o efeito simultâneo dos estados de tensão e danificação gerados pelo ensaio de compressão uniaxial na velocidade de propagação de ondas ultrassônicas em elementos de concreto. Para tal, um amplo programa experimental será desenvolvido no qual elementos de concreto com diferentes composições e geometrias serão ensaiados à compressão e continuamente monitorados pelo ensaio de ultrassom durante o carregamento e o descarregamento, de maneira a estudar as variações na velocidade de propagação do pulso ultrassônico provocadas pelo estado de tensão e pela danificação do material. Como resultado esperado desta pesquisa está a melhor compreensão da influência do efeito acustoelástico em conjunto com a danificação do concreto na velocidade de propagação de ondas ultrassônicas, bem com padronizar procedimentos de ensaio para a separação dos dois efeitos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA GONDIM, RAFAELLA MOREIRA; HAACH, VLADIMIR GUILHERME. Monitoring of ultrasonic velocity in concrete specimens during compressive loading-unloading cycles. CONSTRUCTION AND BUILDING MATERIALS, v. 302, . (17/24096-8, 16/24446-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.