Busca avançada
Ano de início
Entree

Abordagens interdisciplinares para o estudo da ocupação paleoíndia do estado de são paulo: integrando a arqueologia e as ciências da terra

Processo: 16/23584-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2017 - 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Arqueologia - Teoria e Método em Arqueologia
Pesquisador responsável:Astolfo Gomes de Mello Araujo
Beneficiário:Astolfo Gomes de Mello Araujo
Instituição Sede: Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Fabio Parenti ; Francisco Sergio Bernardes Ladeira ; Julio Cesar Paisani ; Marcelo Knorich Zuffo ; Maria Mercedes Martinez Okumura
Assunto(s):Geoarqueologia  Paleoambientes  Paleoíndios  Geomorfologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Geoarqueologia | geomorfologia | paleoambiente | paleoíndios | Geoarqueologia

Resumo

Este projeto visa dar continuidade às pesquisas desenvolvidas desde 2010 por meio de dois auxílios outorgados pela FAPESP, intitulados "A Ocupação Paleoíndia do Estado de São Paulo: Uma Abordagem Geoarqueológica" (procs. nos. 2009/54720-9 e 2013/13794-5). O objetivo geral do projeto é contribuir para o entendimento dos processos relacionados à ocupação do Sudeste brasileiro pelos primeiros grupos humanos que chegaram às Américas. Espera-se, por meio de prospecções arqueológicas teoricamente embasadas e explicitamente voltadas para a detecção de sítios arqueológicos do Período Paleoíndio , fornecer subsídios para a melhor caracterização desse período no Estado de São Paulo, uma vez que a região Sudeste é peça chave no entendimento da ocupação humana do leste da América do Sul no início do Holoceno.Paralelamente, pretende-se contribuir para o desenvolvimento da Geoarqueologia em ambientes tropicais, com uma forte atuação interdisciplinar que envolve o trânsito de informações entre a Arqueologia, Geografia Física e Geologia. O projeto se divide em três eixos de ação principais: 1) prospecções arqueológicas explicitamente voltadas para a detecção de sítios relacionados ao Período Paleoíndio; 2) caracterização das industrias líticas encontradas nos sítios e suas relações com os dados provenientes de outras regiões; 3) escavação de sítios arqueológicos paleoíndios detectados durante os projetos anteriores, com o estudo dos processos de formação atuantes em tais sítios, levando em conta as variações climáticas ocorridas nos últimos 12.000 anos e suas possíveis consequências em termos geomorfológicos e de paisagens. Enquanto os dois primeiros eixos se remetem a métodos e procedimentos arqueológicos, o terceiro eixo dialoga fortemente com as Ciências da Terra, aplicando uma abordagem integradora, levando em conta os processos de acumulação antrópica, geomorfogênese e indicadores paleoclimáticos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BATALLA, NICOLAS; CORREA, LETICIA C.; ARAUJO, ASTOLFO G. M.. Lithic Landscapes and Early Inhabitants in Southeastern Brazil: First Perspectives from a Case Study in Dourado, Sao Paulo State. PALEOAMERICA, v. 5, n. 1, p. 18-pg., . (16/23584-6)
BATALLA, NICOLAS; CORREA, LETICIA C.; ARAUJO, ASTOLFO G. M.. New record of lithic blades in Brazil: The Picao site, Sao Paulo state. JOURNAL OF LITHIC STUDIES, v. 5, n. 1, . (16/23584-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.