Busca avançada
Ano de início
Entree

Tratamento de vinhaça da cana-de-açúcar por processo integrado biológico e químico

Resumo

Será avaliado a combinação do processo biológico anaeróbio com a oxidação química avançada com reagente de Fenton, para o tratamento de vinhaça gerada na produção de etanol a partir da cana-de-açúcar. Pretende-se, melhorar a produção de biogás em um reator anaeróbio de alta taxa para a geração de calor e de energia. Assim, realizar-se-á, primeiramente uma etapa de digestão anaeróbia para reduzir a matéria orgânica biodegradável e produzir metano. Posteriormente a vinhaça será submetida à oxidação química com o processo Fenton para a melhoria na degradabilidade e diminuição da toxicidade. Posteriormente a vinhaça será recirculado nos reatores anaeróbios para a produção de metano, tornando assim o processo de tratamento econômico e ambientalmente mais viável. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MADALENO, LEONARDO LUCAS; DE BARROS, VALCINEY GOMES; KESSERLING, MAYARA APARECIDA; TEIXEIRA, JOSIENE ROCHA; DUDA, ROSE MARIA; DE OLIVEIRA, ROBERTO ALVES. The recycling of biodigested vinasse in an upflow anaerobic sludge blanket reactor is a feasible approach for the conservation of freshwater in the biofuel ethanol industry. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, v. 262, JUL 20 2020. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.