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Sistemas sócio-enativos: investigando novas dimensões no design da interação mediada por tecnologias de informação e comunicação

Processo: 15/16528-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de março de 2017 - 28 de fevereiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Maria Cecilia Calani Baranauskas
Beneficiário:Maria Cecilia Calani Baranauskas
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores principais:José Armando Valente ; Maria Teresa Eglér Mantoan
Pesq. associados:Ricardo Edgard Caceffo ; Vanessa Regina Margareth Lima Maike
Auxílios(s) vinculado(s):17/10759-5 - The 26th IEEE International Conference on Enabling Technologies: Infrastructure for Collaborative Enterprises, AR.EXT
Bolsa(s) vinculada(s):19/12225-3 - Acessibilidade em sistemas sócio-enativos, BP.PD
17/23023-7 - Leitura colaborativa no ambiente físico-virtual: construção teórica e implementação de uma proposta de sistema socioenativo, BP.IC
17/06762-0 - Arte Factus: estudo e design socialmente consciente de artefatos digitais sócioenativos, BP.DR
17/07145-5 - Desenvolvimento de artefatos tangíveis para design participativo para todos, BP.TT
Assunto(s):Interação homem-máquina  Web social  Web pragmática  Frameworks  Semiótica  Design de interação  Interfaces tangíveis 

Resumo

A presença de novas tecnologias e de novas modalidades de interação (interfaces tangíveis, vestíveis e naturais), somada à ubiquidade da computação e das redes sociais, apresentam desafios que demandam a consideração de novos fatores (emocionais, físicos e culturais) no design de sistemas computacionais constituídos por processos humanos e tecnológicos, vinculados dinamicamente (sistemas sócio-enativos). Tais sistemas representam um cenário complexo para o qual ainda não se tem bases teóricas e metodológicas (e nem experiências práticas) adequadas para seu design. As maneiras como as pessoas irão interagir em ambientes sócio-enativos não é fácil de explicar e de predizer em tempo de design. Consequentemente, a essência de como desenvolver sistemas dessa natureza requer o tratamento de aspectos tecnológicos nos quais a consideração da dinâmica social é potencializada por conceitos como Acesso Universal e Participativo, Computação Afetiva, Ubíqua, Valores e Pragmática. Este projeto objetiva construir um framework conceitual a partir da experimentação com diferentes cenários, que instrumentalize aqueles envolvidos com o design e desenvolvimento de tais sistemas a produzirem soluções tecnológicas que efetivamente levem em conta o contexto cultural dos que dele participam, incluindo suas diferenças, necessidades, preferências, habilidades e valores. Este framework articulará o uso de novas tecnologias de interfaces tangíveis, vestíveis e naturais com o conceito de web pragmática para o design socialmente responsável em diferentes contextos. O conhecimento produzido com o projeto tem o potencial de influenciar o modo como sistemas interativos são entendidos e projetados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Pós-doutorado em computação na Unicamp com bolsa da FAPESP 
Pós-doutorado em TIC na Unicamp com Bolsa da FAPESP 
Pesquisadora brasileira assume conselho de instituto da Unesco 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUCHDID, SAMUEL B.; PEREIRA, ROBERTO; BARANAUSKAS, M. CECILIA C. Pro-IDTV: A sociotechnical process model for designing IDTV applications. JOURNAL OF SYSTEMS AND SOFTWARE, v. 154, p. 234-254, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.

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