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Modelos e métodos de solução para variantes do problema de roteamento de estoques

Processo: 16/23366-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2017 - 31 de março de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Pedro Augusto Munari Junior
Beneficiário:Pedro Augusto Munari Junior
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Heurística  Branch-price-and-cut  Otimização combinatória  Métodos de pontos interiores  Problemas de roteamento de estoques  Problemas de roteamento de veículos 

Resumo

Formulações e métodos de solução para problemas de roteamento de veículos têm se mostrado importantes no apoio à tomada de decisão em operações logísticas. Com isso, a literatura sobre o tema é ativa há décadas e conta com um grande número de publicações a cada ano. O problema de roteamento de estoques (PRE) é uma extensão do problema de roteamento de veículos que tem recebido grande atenção recentemente. Essa extensão consiste em incorporar decisões de gerenciamento de estoque junto às decisões de roteamento e programação de veículos, tornando o problema mais próximo da realidade de empresas que controlam de forma dinâmica o estoque de seus clientes. Por outro lado, a resolução do problema se torna mais desafiadora, exigindo o uso de estratégias de solução sofisticadas, em especial ao se considerar restrições práticas. O objetivo deste projeto é propor formulações e métodos de solução para o PRE, de modo a contribuir com o estado-da-arte na resolução da variante básica do problema, bem como solucionar de forma efetiva formulações que incorporem características práticas. Pretende-se propor métodos heurísticos e exatos, com o intuito de obter soluções de boa qualidade em tempo razoável, limitantes inferiores e superiores e soluções ótimas. Os métodos exatos serão do tipo branch-price-and-cut de pontos interiores, os quais possuem potencial de resultar em métodos efetivos, mesmo para problemas de grande-porte. Também pretende-se investigar um método híbrido que combine as principais vantagens dos demais métodos propostos. A validação e verificação das formulações e métodos será feita com exemplares da literatura e exemplares criados a partir de dados reais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORENO, ALFREDO; MUNARI, PEDRO; ALEM, DOUGLAS. A branch-and-Benders-cut algorithm for the Crew Scheduling and Routing Problem in road restoration. European Journal of Operational Research, v. 275, n. 1, p. 16-34, MAY 16 2019. Citações Web of Science: 0.
MUNARI, PEDRO; ALVAREZ, ALDAIR. Aircraft routing for on-demand air transportation with service upgrade and maintenance events: Compact model and case study. JOURNAL OF AIR TRANSPORT MANAGEMENT, v. 75, p. 75-84, MAR 2019. Citações Web of Science: 0.
ALVAREZ, ALDAIR; MUNARI, PEDRO; MORABITO, REINALDO. Iterated local search and simulated annealing algorithms for the inventory routing problem. International Transactions in Operational Research, v. 25, n. 6, p. 1785-1809, NOV 2018. Citações Web of Science: 0.

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