Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da resposta inflamatória no sistema nervoso central de camundongos em modelos de infecção com agentes virais e protozoários

Processo: 16/24856-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2017 - 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Paulo César Maiorka
Beneficiário:Paulo César Maiorka
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sistema nervoso central  Doenças transmissíveis  Neospora caninum  Encefalite 

Resumo

Nos últimos anos, grande parte do conhecimento adquirido a respeito de processos patológicos e imunes relacionados a doenças e seus agentes é obtido por meio de experimentos utilizando animais de laboratório. O herpesvírus equino tipo 1 (EHV-1) é um patógeno emergente em potencial, mundialmente reconhecido por causar doença neurológica em equinos. Entretanto, muitos casos de meningoencefalite aguda e fatal, associada a extensa necrose neuronal causada pelo EHV-1 tem sido relatada em outras espécies animais. Neospora caninum é um protozoário do filo Apicomplexa, conhecido mundialmente por ser importante agente causador de abortos em rebanhos, principalmente de gado leiteiro, causando apenas no Brasil perdas estimadas em U$51,7 milhões anualmente, em propriedades leiteiras, e U$101 milhões em propriedades de corte. Clinicamente, a neosporose se manifesta em ruminantes na forma de abortos recorrentes e repetição de cio. Meningo-encefalite com áreas de gliose e necrose é um dos principais achados patológicos no sistema nervoso central (SNC) de fetos abortados e ocasionalmente em animais adultos. Pouco se sabe a respeito da resposta imune no SNC, principalmente no que tange ao papel de mediadores e células inflamatórias no desenvolvimento da encefalite induzida pelo EHV-1 e N. caninum. Portanto, o presente projeto tem como objetivo caracterizar a resposta imune inata e a cinética dos eventos patológicos no SNC de camundongos C57BL/6, BALB/C e C3H/HeJ infectados pelo EHV-1 e N. caninum. Para tal, será avaliada a expressão gênica de citocinas pró-inflamatórias (IL-1², IL-6, IL-12, IFN-³ e TNF-±), quimiocina (CCL-2), e Toll-like receptors (TLR3 e TLR9) no SNC. As células inflamatórias no SNC tais como linfócitos TCD4+ e TCD8+, macrófagos, micróglia e células dendríticas serão caracterizadas fenotipicamente por meio de citometria de fluxo. Adicionalmente será realizada a mensuração de diversas citocinas e quimiocinas plasmáticas. Durante a evolução da encefalite será realizada uma avaliação dos eventos inflamatórios e uma correlação dos mesmos com a distribuição do EHV-1 e N. caninum no SNC por qPCR. Os dados aqui obtidos poderão elucidar importantes aspectos da resposta imune inata e mecanismos de neuro-inflamação que ocorrem durante a encefalite aguda e letal causada por EHV-1 e N. caninum. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, RAFAEL CARNEIRO; MESQUITA, LEONARDO PEREIRA; DE OLIVEIRA JR, IVAM MOREIRA; ZANNATO, DENNIS ALBERT; DOS SANTOS MESQUITA, LUCAS EMANUEL; BIIHRER, DANIEL ARRAIS; MASSOCO SALLES GOMES, CRISTINA DE OLIVEIRA; VARASCHIN, MARY SUZAN; MAIORKA, PAULO CESAR. The pathogenicity of two Neospora caninum goat strains in a BALB/c mouse model. Experimental Parasitology, v. 205, OCT 2019. Citações Web of Science: 0.
COSTA, R. C.; MESQUITA, L. P.; NUNES, M. V. L.; OLIVEIRA, I. M.; OLIVEIRA, L. F. S.; SOUZA, ALINNE R.; MAIORKA, P. C.; VARASCHIN, M. S. Neospora caninum bioassay in gerbils using placental tissues from naturally infected goats. Veterinary Parasitology, v. 249, p. 70-73, JAN 15 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.