Busca avançada
Ano de início
Entree

Removal of emerging contaminants during disinfection of urban wastewater by advanced oxidation

Processo: 16/50460-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2017 - 31 de março de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Renato Falcão Dantas
Beneficiário:Renato Falcão Dantas
Pesq. responsável no exterior: Santiago Esplugas Vidal
Instituição no exterior: Universitat de Barcelona (UB), Espanha
Instituição-sede: Faculdade de Tecnologia (FT). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/17774-1 - Influência da composição do efluente secundário na desinfecção por processos oxidativos avançados, AP.JP
Assunto(s):Desinfecção da água  Contaminantes emergentes  Remoção de contaminantes  Processos oxidativos avançados  Cooperação internacional 

Resumo

Este projeto visa estabelecer uma cooperação científica entre a Universidade de Campinas e da Universidade de Barcelona através dos grupos de pesquisa envolvidos. O grupo de pesquisa brasileiro tem um Projeto de Pesquisa Jovem Pesquisador (JP) dedicado à pesquisas sobre a desinfecção de águas residuais urbanas e reutilização de efluentes, enquanto o foco do grupo de pesquisa espanhol é a remoção de contaminantes emergentes e tecnologias de oxidação avançada. Acreditamos que essa cooperação irá aumentar as chances de sucesso do projeto JP no Brasil devido à vasta experiência e equipamentos avançados que o grupo de pesquisa espanhol tem. Um dos objetivos específicos do projeto JP é verificar a remoção de alguns contaminantes industriais, tais como aditivos e detergentes (nonilfenol e ftalatos). Com essa colaboração será possível estender essa pesquisa para verificar a remoção de outros compostos chamados contaminantes emergentes (CE). Esses compostos começam a ser legislados na Europa e EUA, após inúmeros projetos de pesquisa terem identificados compostos que podem ser usados como indicadores de remoção dos EC. Entre estes contaminantes podemos citar produtos farmacêuticos, pesticidas, hormônios e produtos para cuidados pessoais. 17a-etinilestradiol, benzotriazol, diclofenac, mecoprope, sulfametoxazol e terbutrin foram os compostos escolhidos para ser objetivo desta pesquisa complementar. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MALVESTITI, JACQUELINE A.; CRUZ-ALCALDE, ALBERTO; LOPEZ-VINENT, NURIA; DANTAS, RENATO F.; SANS, CARME. Catalytic ozonation by metal ions for municipal wastewater disinfection and simulataneous micropollutants removal. APPLIED CATALYSIS B-ENVIRONMENTAL, v. 259, DEC 15 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.