Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle óptico do magnetismo em semicondutores em escala de tempo ultra-rápida

Processo: 16/24125-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2017 - 31 de março de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Andre Bohomoletz Henriques
Beneficiário:Andre Bohomoletz Henriques
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Magneto-óptica  Semicondutores  Spintrônica 

Resumo

O controle do estado magnético da matéria em escala de tempo ultra-rápida é um tema de vasto interesse na atualidade. Neste projeto será investigado o controle óptico do magnnetismo em uma variedade de materiais semicondutores. A luz será utilizada tanto para induzir como para monitorar o estado magnético. Iremos investigar o tanto o magnetismo estacionário quanto o transiente, usando pulsos ópticos, com uma resolução temporal na escala de femtosegundos. Os materiais estudados são: (1) semicondutores magnéticos intrínsecos (EuO, EuSe and EuTe); (2) quantum dots com eletron aprisionado, de composição InGaAs/GaAs; (3) perovskitas de cations mistos, que é um material estratégico para aplicação em células solares. Todas as amostras serão fornecidas pelos melhores especialistas de várias partes do mundo (UNICAMP, INPE, Ioffe/Rússia, Linz/Áustria e Eindhoven/Holanda). Os experimentos serão realizados no Laboratório de Magneto-Óptica da Universidade de São Paulo. Neste projeto, estão sendo solicitados resursos para material de consumo, para um modulador de laser necessário para alguns experimentos com resolução temporal, e para o apoio de uma visita de tres meses de duração de um cientista do Ioffe, que iirá participar dos experimentos e da interpretação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Magnetização quase instantânea da matéria pela luz 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HENRIQUES, A. B.; USACHEV, P. A. Faraday rotation by the undisturbed bulk and by photoinduced giant polarons in EuTe. Physical Review B, v. 96, n. 19 NOV 27 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.