Busca avançada
Ano de início
Entree

Crianças com atividade da anidrase carônica VI mais alta na saliva apresentam maior chance de desenvolver cárie dentária.

Processo: 17/05931-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de maio de 2017 - 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Marines Nobre dos Santos Uchôa
Beneficiário:Marines Nobre dos Santos Uchôa
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cariologia  Cárie dentária  Saliva 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anidrase Carbônica Vi | Cárie Dentária | saliva | Cariologia

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a concentração ea atividade da anidrase carbônica VI (CA) na saliva de escolares. Investigou-se a relação entre cárie, concentração / atividade de CA VI, taxa de fluxo, pH e capacidade tampão. Setenta e quatro crianças em idade escolar foram divididas em grupo sem cárie e grupo de cáries. Os exames clínicos foram realizados por um examinador de acordo com os critérios da OMS + lesões precoces de cárie. Foram analisados o caudal salivar (SFR), pH e capacidade de tamponamento (BC). A concentração ea actividade da CA VI salivar foram realizadas por ELISA e zimografia, respectivamente. Os dados foram submetidos ao teste t de Student e Mann-Whitney além das análises de correlação de Pearson e Spearman. Na modelagem multivariada, as associações entre as variáveis foram expressas como odds ratios. Os resultados mostraram que SFR, pH salivar, bem como BC foram significativamente maiores na saliva de crianças livres de cárie. Além disso, a concentração salivar de CA VI foi significativamente maior na saliva de crianças livres de cárie. A atividade salivar CA VI foi maior em crianças com cárie. Foi encontrada correlação negativa entre BC e cárie dentária. Além disso, no grupo de cárie encontramos uma correlação positiva entre concentração e atividade de CA VI e correlação negativa entre BC e atividade de CA VI. Foi observada correlação negativa entre pH salivar e concentração de CA VI no grupo sem cárie. Alta atividade de CA e baixa taxa de fluxo salivar estão associados com cárie dentária. Esses resultados apoiam a conclusão de que a cárie dentária é altamente influenciada pela atividade de CA VI na saliva e pela taxa do fluxo salivar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)