Busca avançada
Ano de início
Entree

Litospermosídeo, um cianoglicosídeo não cianogênico obtido das folhas de Bauhinia holophylla (Bong.) Steud. com potente efeito hipoglicemiante: estudo dos mecanismos de ação hepáticos.

Resumo

O Diabetes mellitus (DM) é uma doença metabólica que afeta 5% das pessoas em todo o mundo. Atualmente, muitos medicamentos são utilizados para tratar diabetes, incluindo insulina exógena e drogas alopáticas como biguanidas, sulfonilureias e inibidores de alfa-glicosidases. Entretanto, possuem muitos efeitos colaterais adversos que diminuem a qualidade de vida do paciente e a resposta por uso prolongado. Nos últimos anos houve um aumento de pesquisas envolvendo plantas medicinais no tratamento de muitas doenças, inclusive DM. No entanto, são poucos os dados que elucidam o mecanismo de ação dessas plantas. O gênero Bauhinia L. (Fabaceae) consiste aproximadamente 300 espécies chamadas popularmente como "pata-de-vaca" e têm sido utilizadas na medicina popular no tratamento de diabetes, infecções, dor e inflamações. O objetivo do presente trabalho é verificar o mecanismo de ação de uma molécula isolada do extrato de folhas de B. holophylla, um cianoglicosídeo não-cianogênico, denominado litospermosídeo, em camundongos diabéticos induzidos por estreptozotocina. Um grupo de animais controle (CTL) e três grupos de animais diabéticos (STZSAL, STZMET, STZLITO) receberão tratamento por 28 dias por gavagem. Os grupos CTL e STZSAL receberão solução salina. O grupo STZMET receberá metfomina (300 mg/kg p.c) e o grupo STZLITO receberá o litospermosídeo (10mg/kg p.c.). Além da caracterização geral dos efeitos, através de medições de glicemia, níveis plasmáticos de lipídeos, ipGTT e ipITT, será realizada uma análise proteômica do fígado, com a identificação das proteínas e vias alteradas pelo tratamento. As expressões gênica e proteica individuais serão realizadas para acesso mais direto do mecanismo de ação. Ainda, analisaremos a atividade inibitória para as enzimas ±-amilase e ±-glicosidade em testes in vitro e in vivo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE PAULA CAMAFORTE, NATHALIA AP; SALDANHA, LUIZ LEONARDO; PONCE VAREDA, PRISCILLA MARIA; REZENDE-NETO, JOAO M.; SENGER, MARIO R.; DELGADO, AISLAN Q.; MORGAN, HENRIQUE J. N.; VIOLATO, NATALIA MORETTI; PIERONI, LAIS GOYOS; DOKKEDAL, ANNE LIGIA; SILVA, FLORIANO P.; BOSQUEIRO, JOSE ROBERTO. Hypoglycaemic activity of Bauhinia holophylla through GSK3-beta inhibition and glycogenesis activation. Pharmaceutical Biology, v. 57, n. 1, p. 269-279, JAN 1 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.