Busca avançada
Ano de início
Entree

Ministrar disciplina de pós-graduação e reunir-se com coordenadores dos projetos do RCGI e particularmente com a coordenação do projeto "Modelling and numerical simulation"

Processo: 17/04345-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 10 de abril de 2017 - 19 de abril de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Julio Romano Meneghini
Beneficiário:Julio Romano Meneghini
Pesquisador visitante: Patrick Emmet Farrell
Inst. do pesquisador visitante: University of Oxford, Inglaterra
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Equações diferenciais  Método dos elementos finitos  Métodos numéricos de otimização  Intercâmbio de pesquisadores  Cooperação internacional 

Resumo

Nas últimas décadas, técnicas de modelagem e simulação numéricas tornaram-se fundamentais em muitas áreas de pesquisa fundamental e aplicada. Entretanto, há ainda muitas situações nas quais simulações computacionais poderiam ser de grande ajuda para avançar no desenvolvimento de um projeto de pesquisa, mas elas não são empregadas adequadamente ou de forma alguma. Isto acontece principalmente porque os pesquisadores que conduzem o trabalho de pesquisa, embora especialistas na área, não são necessariamente versados nos métodos numéricos que poderiam ser aplicados aos problemas e são mais acostumados a usar outras abordagens como experimentações físicas. Este projeto congrega um time de pesquisadores especialistas no uso de diferentes métodos numéricos e computação de alto desempenho, bem como na aplicação destas ferramentas em problemas desafiadores, para identificar oportunidades nas quais análises computacionais poderiam ser empregadas para agregar valor à pesquisa e dar suporte ao uso destas ferramentas. O objetivo deste grupo dentro do RCGI é dar suporte a todos os projetos do centro em quaisquer atividades que envolvam ou que poderiam se beneficiar de simulações e modelagem computacional. Mais precisamente, o grupo focará na identificação de oportunidades de modelagem numérica, escolha dos métodos numéricos ou softwares mais adequados para cada aplicação, especificação da infraestrutura e recursos computacionais necessários, modelagem do problema, validação de modelos, simulação e processamento de dados. Neste processo, espera-se que os componentes dos outros grupos ganhem experiência no uso de métodos numéricos, e os componentes deste grupo ganhem experiência na lida com diferentes problemas nos quais métodos numéricos possam ser aplicados. (AU)