Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do efeito da terapia de manutenção periodontal por meio de parâmetros clínicos e microbianos em uma coorte prospectiva de 6 anos

Processo: 16/15999-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2017 - 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:José Roberto Cortelli
Beneficiário:José Roberto Cortelli
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Taubaté (UNITAU). Taubaté , SP, Brasil
Pesq. associados: Fernando de Oliveira Costa ; Sheila Cavalca Cortelli
Assunto(s):Doenças periodontais 

Resumo

Este estudo de terapia de manutenção periodontal (TMP) com seguimento amostral de 6 anos, de coorte aberta prospectiva, avaliará em 56 indivíduos pareados por gênero (50% feminino) e idade [28 cooperadores regulares (média de idade 54,6 ± 7,5) e 28 cooperadores irregulares (média de idade 52,5 ± 7,3)] a) a presença e os níveis de A. actinomycetemcomitans, b) a distribuição dos sorotipos a-b-c-d-e-f-g; c) de cepas leucotóxicas JP2 e não JP2 e d) genes da toxina distensora citoletal CdtA, CdtB e CdtC e e) a relação entre esses parâmetros microbiológicos com o comportamento clínico periodontal. Assim, comparar-se-á o efeito da TPM, entre cooperadores regulares e irregulares, sobre a estabilidade periodontal e determinar-se-á a relação entre parâmetros clínicos periodontais (profundidade de sondagem; nível clínico de inserção; sangramento à sondagem; envolvimento de furca; supuração; índice de higiene bucal) com a presença, os níveis e a virulência de A. actinomycetemcomitans. Finalmente serão comparados os resultados entre duas técnicas moleculares PCR convencional e tempo real quanto a detecção de A. actinomycetemcomitans nos tempos basal (ao término da fase ativa da terapia periodontal) e final (aos 6 anos de TPM). Quando das visitas de manutenção periodontal (média 8,7 ± 4,0) os exames clínicos foram obtidos por profissionais previamente treinados e sistematicamente calibrados. De forma também padronizada, amostras de biofilme subgengival foram coletadas (anualmente) das bolsas periodontais com maior profundidade de sondagem, e armazenadas em freezer -80oC para posterior processamento laboratorial. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORTELLI, JOSE ROBERTO; CORTELLI, SHEILA CAVALCA; AQUINO, DAVI ROMEIRO; MIRANDA, TAIS BROWNE; MOREIRA JARDIM, JOAO CARLOS; COSTA, FERNANDO DE OLIVEIRA. Aggregatibacter actinomycetemcomitans serotypes and JP2 outcomes related to clinical status over 6 years under periodontal maintenance therapy. ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY, v. 116, AUG 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.