Auxílio à pesquisa 16/05935-6 - Equivalência de estímulos, Análise experimental do comportamento - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Transferência de função em classes de equivalência envolvendo expressões faciais de alegria e de medo

Processo: 16/05935-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2017
Data de Término da vigência: 31 de março de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:William Ferreira Perez
Beneficiário:William Ferreira Perez
Instituição Sede: Associação Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:João Henrique de Almeida ; Júlio César Coelho de Rose
Assunto(s):Equivalência de estímulos  Análise experimental do comportamento  Transferência de função 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Experimental do Comportamento | equivalência de estímulos | Implicit Relational Assessment Procedure | transferência de função | Análise Experimental do Comportamento

Resumo

Estudos sobre equivalência de estímulos tem sugerido que símbolos abstratos podem adquirir significados emocionais quando relacionados a expressões faciais de alegria, tristeza e raiva, por exemplo. Recentemente, pesquisas tem ressaltado a importância da generalização simbólica de respostas de medo na gênese de quadros clínicos de ansiedade. O presente estudo pretende investigar a transferência de significado de expressões faciais de medo para estímulos abstratos via relações de equivalência. São propostos três estudos que aplicam os procedimentos desenvolvidos por Bortoloti e de Rose (e.g., 2009, 2012) para mensuração de significado. Os participantes serão adultos verbalmente competentes. No Experimento 1, uma tarefa de emparelhamento com o modelo será utilizada para estabelecer duas classes de equivalência entre expressões faciais de emoção e figuras abstratas. Expressões faciais de medo farão parte da Classe 1: A1(Medo)-B1-C1-D1; expressões de alegria farão parte da Classe 2: A2(Alegria)-B2-C2-D2. Depois de realizados os treinos relacionais (AB, AC, CD) e os testes de equivalência (BD, DB), os participantes deverão avaliar o significado de um estímulo abstrato de cada classe, D1 e D2, relacionados por equivalência a uma expressão facial de medo (A1) ou alegria (A2), respectivamente; para tanto, será utilizada uma escala de diferencial semântico. Além disso, os mesmos estímulos abstratos serão apresentados em uma tarefa comportamental que registrará a ocorrência de respostas de esquiva. O Experimento 2 utilizará os mesmos procedimentos do Experimento 1, no entanto, no lugar da tarefa de esquiva, o Implicit Relational Assessment Procedure (IRAP) será utilizado como medida de significado implícito dos estímulos abstratos equivalentes às faces. No Experimento 3, por fim, será investigado o controle contextual da mudança de significado. Para tanto, serão estabelecidas classes de equivalência contextualmente controladas pelas cores de fundo dos estímulos: Contexto Laranja: A1(Medo)-B1-C1-D1, A2(Alegria)-B2-C2-D2; Contexto Roxo: A1(Medo)-B1-C1-D2, A2(Alegria)-B2-C2-D1. O significado dos estímulos será avaliado tanto por meio do diferencial semântico quanto do IRAP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (6)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREZ, WILLIAM F.; DE ALMEIDA, JOAO HENRIQUE; SOARES, LUCIA C. C. S.; WANG, TAINA F. L.; DE MORAIS, THAIS E. D. G.; MASCARENHAS, V, ANDRE; DE ROSE, JULIO C.. Fearful Faces and the Derived Transfer of Aversive Functions. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 70, n. 3, p. 387-396, . (16/05935-6, 14/50909-8, 17/10037-0)
PEREZ, WILLIAM F.; HUZIWARA, EDSON M.; RODRIGUES, RAONE M.; VILELA, EDUARDO C.; TOMANARI, GERSON Y.; VAIDYA, MANISH. Effect of observing response requirements to sample and comparison stimuli on the establishment of reject control (sample/S- relations). JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 114, n. 1, . (16/05935-6, 08/57705-8, 09/51176-6, 17/10037-0)
PEREZ, WILLIAM F.; DE ALMEIDA, JOAO HENRIQUE; DE ROSE, JULIO C.; DORIGON, ANDREA H.; DE VASCONCELLOS, EDUARDO L.; DA SILVA, MARCO A.; LIMA, NAJRA D. P.; DE ALMEIDA, ROBERTA B. M.; MONTAN, RODRIGO N. M.; BARNES-HOLMES, DERMOT. Implicit and Explicit Measures of Transformation of Function from Facial Expressions of Fear and of Happiness via Equivalence Relations. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 69, n. 1, p. 13-24, . (17/10037-0, 08/57705-8, 16/05935-6, 14/01874-7)
GOMES, CAINA T.; PEREZ, WILLIAM F.; DE ALMEIDA, JOAO HENRIQUE; RIBEIRO, ARTHUR; DE ROSE, JULIO C.; BARNES-HOLMES, DERMOT. Assessing a Derived Transformation of Functions Using the Implicit Relational Assessment Procedure Under Three Motivative Conditions. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 69, n. 4, p. 487-497, . (08/57705-8, 16/05935-6, 17/10037-0)
HENKLAIN, MARCELO H. O.; HAYDU, VERONICA BENDER; CARMO, JOAO S.; MUNIZ, MONALISA; PEREZ, WILLIAM F.. Expanding the evidence of content validity for the Teacher Behavior Checklist using the IRAP: TBC's content validity using the IRAP. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 69, n. 2, p. 205-214, . (16/05935-6, 08/57705-8, 17/10037-0)
GOMES, CAINA T.; PEREZ, WILLIAM F. F.; BARNES-HOLMES, DERMOT; HARTE, COLIN. Relating relational networks: An initial experimental analysis. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 120, n. 2, p. 13-pg., . (17/10037-0, 19/24210-0, 08/57705-8, 16/05935-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: