Busca avançada
Ano de início
Entree

Simulação computacional de escoamentos com interação fluido-estrutura

Processo: 16/23976-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2017 - 30 de abril de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Engenharia Térmica
Pesquisador responsável:José Luiz Gasche
Beneficiário:José Luiz Gasche
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Refrigeração  Interação fluido-estrutura 

Resumo

Para resolver o problema do escoamento em válvulas de compressores de refrigeração e em aneurismas cerebrais devemos modelar o fenômeno de interação fluido-estrutura para representar com maior fidelidade o problema real. A solução numérica desses dois tipos de problema exige elevada capacidade computacional, pois exige malhas espaciais e temporais muito refinadas. Atualmente, usando os computadores disponíveis em nosso laboratório de simulação computacional, a solução numérica de um caso teste típico tem demorado de uma a três semanas, que é um tempo elevado. Acrescentando a isso a necessidade de refinar as malhas, a simulação desses problemas nesses computadores levaria um tempo exponencialmente maior. O propósito desse projeto de pesquisa é apresentar esses dois problemas que estão sendo resolvidos atualmente pelo grupo de pesquisa em simulação computacional - usando o programa aberto OpenFOAM - para justificar a necessidade de aumentar a capacidade computacional do laboratório. Para isso, solicitamos a aquisição de três estações de trabalho para os alunos de mestrado e doutorado do grupo de pesquisa desenvolverem seus projetos de pesquisa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, RICARDO LOPES; GASCHE, JOSE LUIZ. Effective force area and discharge coefficient for reed type valves: A comprehensive data set from a numerical study. INTERNATIONAL JOURNAL OF REFRIGERATION-REVUE INTERNATIONALE DU FROID, v. 103, p. 287-300, JUL 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.