Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de cabanas experimentais para proteção radiológica (hutches) para nova fonte de luz síncrotron do Projeto Sirius (Linha Ema), com fabricação, montagem e testes de um protótipo do tipo óttico por apresentar especificações com maior grau de complexidade (sirius 2 rodada)

Processo: 16/50034-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de fevereiro de 2017 - 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação
Convênio/Acordo: FINEP - PIPE/PAPPE Subvenção
Colaborou com o Tema: Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS)
Pesquisador responsável:Luciano Foianesi
Beneficiário:Luciano Foianesi
Empresa:Biotec Solução Ambiental, Indústria e Comércio Ltda. - ME
Município: São José dos Campos
Assunto(s):Física de partículas  Acelerador de partículas  Blindagem contra radiação  Proteção radiológica  Radiação síncrotron  Projeto Sirius 

Resumo

Este projeto consiste em desenvolver cabanas para proteção radiológica, destinada a área experimental do novo acelerador de luz síncrotron do LNLS - projeto Sirius, utilizando tecnologia nacional e de baixo custo. A proposta é implantar inovações no projeto civil I mecânica fazendo uso de diferentes materiais e opções construtivas, montados de forma a prover a estanqueidade à radiação proposto no "Desafio". A principal função deste projeto é garantir proteção radiológica gerada pelo anel acelerador que produz feixes de fótons diretos ou espalhados ao longo da linha de luz, garantindo que os níveis de radiação emitidos estejam dentro dos limites de segurança obrigatórios, visto que estes feixes de luz são prejudiciais à saúde humana. Como função secundária, por abrigar componentes óticos de alta precisão que necessitam de alta estabilidade mecânica, as cabanas também devem prover isolamento térmico e mecânico dos componentes da linha de luz, acesso de utilidades e fluxo de pessoas para manutenção preventiva e corretiva do sistema. A proposta é desenvolver o projeto executivo de 2 cabanas (ótica e laser), incluindo suas utilidades (ar-comprimido, água de processo, alimentação elétrica e ar condicionado de precisão) como diferencial competitivo. Também será fabricado, montado e testado um protótipo de cabana tipo ótico, por apresentar especificações mais complexas e utilizar feixes de luz de energia mais elevada, requerendo blindagens mais espessas, composta por vários subsistemas: 1 )camada de blindagem radiológica com chumbo (pureza 99,97%), também são opções viáveis o uso de concreto barilado de alta densidade, aço e demais combinações; 2)Portas e chicanes; 3)Estrutura metálica de suportação da blindagem radiológica usando perfis de aço ou LSF -LightSteel Frame (inovação); 4) lnclusão de utilidades com foco o sistema HVAC (ar condicionado) com precisão de 0.1°C e 5)Ponte Rolante (carga 1 ton.). O objetivo é confirmar e aprimorar critérios de projeto, processos de fabricação e práticas de montagem na área experimental do acelerador; aspectos diretamente ligados à qualidade da função de proteção radiológica destes equipamentos, não podendo exceder 0.5mSv/h no exterior da cabana, bem como o refinamento de custos, prazos e, também, promover capacitação de empresa nacional. O desenvolvimento do projeto e montagem do protótipo será realizado para a linha EMA (projeto Sirius) e em parceria com o LNLS. (AU)