Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção e caracterização de emulsões de Pickering aplicadas à microencapsulação de bioativos lipofílicos

Processo: 16/22727-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2017 - 31 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Vânia Regina Nicoletti Telis
Beneficiário:Vânia Regina Nicoletti Telis
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Nanopartículas  Encapsulação   Emulsões  Spray drying  Liofilização 

Resumo

Emulsões podem ser usadas como sistemas de encapsulação ou veiculação de ingredientes ativos. O fenômeno de adsorção de partículas de dimensões coloidais na interface óleo-água e a consequente estabilização de gotas dispersas em uma fase contínua resultam em sistemas denominados emulsões de Pickering. Esses sistemas têm sido bastante estudados devido à sua ampla gama de aplicações na indústria de alimentos, fármacos e cosméticos e pelo fato de dispensar o uso de surfactantes. As emulsões de Pickering são interessantes sob o ponto de vista do processamento por serem produzidas com métodos de baixa energia (simples agitação, por exemplo) e por serem bastante estáveis, uma vez que a camada de partículas sólidas adsorvida na interface representa uma forte barreira estérica e, assim, previne a floculação e coalescência das gotas dispersas. A maior parte das emulsões preparadas como base para a produção de microcápsulas é do tipo óleo em água, nas quais os compostos lipofílicos abrigam-se no interior de cápsulas ou matrizes consolidadas através da secagem. Pretende-se, neste projeto, produzir partículas coloidais de zeína, quitosana e isolado proteico de soja e investigar o seu desempenho na estabilização de emulsões de Pickering contendo óleo de buriti e óleo de café, os quais são ricos em compostos bioativos. Como estratégia de fortalecimento das camadas adsorvidas na superfície da fase dispersa, será investigada a reticulação entre as partículas com o objetivo de aumentar a resistência das cápsulas ao estresse provocado pelo congelamento e liofilização, bem como pelo cisalhamento durante a secagem por atomização. As emulsões assim produzidas serão empregadas como precursoras para a produção de microcápsulas de bioativos lipofílicos através da liofilização e da secagem por atomização. Finalmente, as microcápsulas obtidas serão caracterizadas quanto às suas propriedades físico-químicas, eficiência de encapsulação e desempenho na proteção dos compostos encapsulados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOCALI PEREIRA, ADILSON ROBERTO; CATTELAN, MARILIA GONCALVES; NICOLETTI, VANIA REGINA. Microencapsulation of pink pepper essential oil: Properties of spray-dried pectin/SPI double-layer versus SPI single-layer stabilized emulsions. COLLOIDS AND SURFACES A-PHYSICOCHEMICAL AND ENGINEERING ASPECTS, v. 581, NOV 20 2019. Citações Web of Science: 0.
MUNARI BENETTI, JOAO VITOR; DO PRADO SILVA, JESSICA THAIS; NICOLETTI, VANIA REGINA. SPI microgels applied to Pickering stabilization of O/W emulsions by ultrasound and high-pressure homogenization: rheology and spray drying. Food Research International, v. 122, p. 383-391, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.